As livrarias Leitura, Cultura, da Vila, Curitiba e Saraiva, junto com a ANL (Associação Nacional de Livrarias), criaram o movimento #Vempralivraria. Além de cupar seus espaços e declarar seu amor pelos livros, a ação incentiva a compra do livro como presente e o estreitamente da relação do público com esses locais. O movimento também envolve editoras parceiras. 

Nas lojas, as pessoas podem declarar seu amor pelos livros em paineis instalados em cada um desses espaços. O convite vale para todos que queiram se juntar à causa, usando a hashtag da ação em suas redes sociais proprietárias e materiais de ponto de venda. As artes podem ser baixadas pelo site da ANL.

No Facebook, o público pode aplicar em sua imagem de perfil a hashtag #vempralivraria, que ficará disponível nas páginas de cada estabelecimento participante. No Instagram, as marcas vão incentivar o público a contar histórias com seus livros, autores e momentos nas livrarias, usando a hashtag.

“A Associação Nacional de Livrarias (ANL) abraça o movimento #Vempralivraria por acreditar na importância do varejo do livro em nosso país. A comunhão entre o Leitor, a Livraria e o Livro é a dose exata para o sucesso. A promoção do gosto pela leitura não é somente uma questão técnica, ela deve estar acompanhada de emoção e afeto. Um gesto simples como presentear alguém com um livro pode mudar para melhor o curso de uma vida”, reforça Bernardo Gurbanov, presidente da ANL.

Marcus Teles, presidente da rede Leitura, afirma que em tempos difíceis é que são forjadas as melhores ideias e soluções. “Preferimos reafirmar nossa crença inabalável na força desse mercado e do seu principal produto: o livro! Temos a convicção de que o livro seguirá encantando gerações e difundindo nossos conhecimentos, histórias e cultura. E são movimentos como o #Vempralivraria é que me trazem a certeza de que o mercado se readequará e o livro resistirá, pois não existe rede de proteção maior do que a formada por tantos leitores apaixonados”, disse.

Sergio Herz, CEO da Livraria Cultura, explica que a empresa entra nessa corrente em favor do livro e dos leitores. “É uma iniciativa muito importante, na contramão desses tempos desafiadores para o setor. #vempralivraria está em sintonia com os nossos compromissos, aqui na empresa, de incentivar a leitura, disseminar o conhecimento, abrir o diálogo, visando sempre o aprimoramento do ser humano”, diz.

Flavio Seibel, diretor comercial da Livraria da Vila, ressalta a crença da empresa no conhecimento como ferramenta para mudanças. “Acreditamos que, com livros e educação, conquistamos o senso crítico necessário para melhorar nossas vidas. Precisamos formar novos leitores e, para isso, mais livrarias são fundamentais. É preciso despertar o interesse pela leitura. O movimento #VemPraLivraria faz parte dessa mobilização em prol do saber. Então, neste Natal, deem livros de presente. E vamos todos ler juntos”, afirma.

Para Jorge Saraiva Neto, diretor-presidente da Saraiva, promotores da transformação por meio do acesso à cultura, à educação e à leitura, têm a responsabilidade de incentivar e criar movimentos motivadores, como o #Vempralivraria. “Queremos juntos, como nossos parceiros de mercado e fornecedores, mobilizar um grande número de pessoas para que visitem as livrarias e deem livros como presente”, explica. 

“Estimular as pessoas a visitar livrarias, conhecer a ampla variedade de obras disponíveis a todos os perfis de leitores e assim fomentar o amor aos livros é sempre uma ação bem-vinda”, conta Marcos Pedri, diretor comercial da Livrarias Curitiba.