Enquanto o mercado de tablets cresceu 48% em valor e 103% em volume de janeiro a julho de 2014, as vendas de notebooks caíram 9% em valor e 14,5% em volume, em relação a igual período do ano passado. Já os smartphones ampliaram sua participação em valor no mercado brasileiro de eletrônicos de 28% para 38% de janeiro a julho de 2014 comparado com o mesmo período do ano anterior,  mesmo apresentando desaceleração no crescimento. A categoria cresce 90% em volume e 75% em valor no período analisado. Esses dados foram apresentados na 11ª Conferência Anual da GfK, que teve como tema “A Importância do Entretenimento em Ano de Copa”.

“Esses resultados mostram a necessidade de o mercado de notebooks se reinventar para enfrentar a concorrência com os tablets. O Brasil apresenta potencial de crescimento para esse setor, mas a indústria deve ficar atenta à tendência mundial. O segmento de notebooks responde por 15% de participação no mercado brasileiro quando analisado o período de janeiro a julho de 2014, estando acima da média mundial, que deve ficar em torno de 8% dos eletrônicos em 2014” afirmou Oliver Röemerscheidt, diretor de unidade de negócio.

O mercado global de produtos eletrônicos deve movimentar U$ 821 bilhões em 2014, considerando-se sete categorias representadas por Smartphones, Celulares, TVs de telas finas, Notebooks, Desktops, Câmera fotográfica e Tablets, com previsão de repetir esse valor em 2015. Só os smartphones devem representar 48% desse mercado global em 2014. Ou seja, de cada dois dólares que são gastos, aproximadamente 1 será com smartphones. No Brasil, de janeiro a julho de 2014, essas sete categorias movimentaram R$ 45 bilhões – representando um crescimento de R$ 10 bilhões em relação a igual período do ano passado.