Pritt aposta no conceito 'Tudo que você imaginar', além de parceria com a Disney

 

Janeiro é mês de comprar material escolar, e o tema “volta às aulas” começa a ficar cada vez mais presente na mídia. Marcas como Pritt, Bic, Sanrio e Cadernos Jandaia apostam no período como o melhor do ano para a venda de cadernos, colas, mochilas, canetas, entre outros diversos artigos. E dentro desse plano, licenciamento com marcas e personagens também são primordiais para muitos.

A tradicional marca de colas Pritt, por exemplo, renovou a parceria com a Disney para sua campanha 2014. Criado pela Fischer e produzido pela Movietrack, a marca está veiculando um filme em TV aberta e por assinatura, além de jingle na rádio Disney e banners nos sites do maior conglomerado de entretenimento do mundo. Segundo Carolina Camelier, gerente da marca Pritt, a empresa tem o compromisso de desenvolver a criatividade e a parte motora das crianças, que atualmente utilizam muito os meios digitais. “As artes manuais precisam de estímulo para o desenvolvimento da habilidade motora. Queremos ajudar a incentivar a criatividade e levar as crianças a fazerem artesanato com papel, cola e produzir coisas novas. O meio digital está cada vez mais presente na nova geração, mas o artesanato continua sendo muito importante”, diz. “A campanha vem justamente reforçar esse compromisso de incentivar a criatividade”, completa, adiantando que a campanha vai reforçar a integração do meio digital com o meio físico.

A novidade da campanha de Pritt deste ano são os workshops de atividades manuais que vão acontecer em São Paulo e Rio de Janeiro, também em parceria com a Disney. Os eventos contam com espaços lúdicos que estimulam o uso da criatividade, dando oportunidade para que os pais e as crianças possam se divertir com personagens do universo Disney. “É importante promover experiências que possibilitam às crianças exercitar a imaginação”, explica a executiva. O investimento não foi revelado, mas Carolina diz que a parceria teve uma relação custo-benefício muito interessante. “Conseguimos fazer com a marca Disney um pacote que se tornou viável”, conta.

Cena de 'Pequenos artistas', da BicJá a Bic, líder no segmento de papelaria, está investindo em duas campanhas publicitárias simultâneas, além de merchandising no programa “Mais Você”, na Globo, ações e anúncios em revistas focados no público feminino e um programa educacional exclusivo de três minutos na TV Cultura. Criado pela Borghi/Lowe, o trabalho começou a ser veiculado na primeira semana de janeiro e vai até 15 de fevereiro de 2014. De acordo com Emerson Cação, diretor de marketing da Bic, a marca é a que mais investiu na categoria de papelaria nos últimos quatro anos, segundo dados do Ibope. “Para 2014, a Bic pretende investir 10% a mais do que investiu no ano passado”, diz Cação.

Produzido pela Vetor Zero/Lobo, o filme “Pequenos artistas”, para lápis de cor, giz e canetinhas, traz a emoção de como as mães e pais enxergam seus filhos quando desenhos viram verdadeiras obras de arte. “O objetivo da linha de colorir Bic é dar o máximo de possibilidade para esses pequenos artistas, e por isso trabalhamos para oferecer o que há de melhor no mercado. Queremos dar asas à imaginação das crianças e proporcionar produtos de qualidade e confiáveis para suas mães”, explica.

Já em “Primeiro dia”, o foco é mostrar que a cada ano a marca está mais completa para atender a volta às aulas. “Sabemos que este é um período muitas vezes cansativo, em que a mãe busca os itens da lista escolar em diversas lojas. Por isso a Bic se preocupa em oferecer uma gama cada vez maior de produtos, facilitando a busca das mães que confiam na tradição, tecnologia, alta durabilidade e qualidade da Bic. Elas podem ter a certeza de que seus filhos estarão bem acompanhados durante todo o ano”, comenta.

A Sanrio, criadora e licenciadora de diversos personagens, está lançando uma linha da Hello Kitty, ícone da cultura japonesa no mundo todo, por meio de seis empresas licenciadas. A personagem estará em variados itens de materiais escolares que pretendem agradar fãs de diferentes idades. Na linha de volta às aulas, as licenciadas estão colocando no mercado maletas de lápis de cor, borrachas com protetor, mochilas em 3D, lancheiras em 3D, bolsas, estojos, cadernos, agendas, kit escolar, canetas, lapiseiras e caixas organizadoras. Para ampliar ainda mais o target da personagem, a empresa lança também a linha cobranding da Hello Kitty com a banda Kiss. “O cobranding revitaliza a marca e atinge dessa maneira outros públicos”, conta Renata Pereto, gerente de marketing da Sanrio.

A executiva adianta que este ano uma série de ações será desenvolvida para comemorar os 40 anos de Hello Kitty, que é uma personagem multitarget. “Por meio de diferentes parceiros temos uma linha extensa de volta às aulas. O período é muito importante para nós. Janeiro é o mês que tem a venda mais forte de volta às aulas e a mochila é o item mais vendido”, revela.

Os Cadernos Jandaia, juntamente com a Ph2 Full, também lançam campanha de volta às aulas. Este ano, a estratégia da agência foi utilizar o YouTube e as redes sociais para a divulgação, incluindo nas peças a hashtag #todentro. Para aumentar ainda mais a interação com o público, a Ph2 criou também o concurso cultural “#todentro de um mundo melhor”. Os jovens enviam frases com ideias para construir um planeta melhor, concorrendo assim a diversos prêmios.