As melhores e mais premiadas campanhas implicam em uma estratégia que combine social media, online, vídeo, PR, com marketing emocional como principal destaque criativo, mostra o ranking das 100 melhores campanhas do Warc 2016. O relatório ‘Lessons from the World’s Best Marketing Campaigns’ foi lançado nesta quarta-feira (23) pelo Warc e também mostra que os budgets menores com campanhas altamente criativas estão crescendo, com destaque para os cases de Austrália e Nova Zelândia, que representam 10% do ranking do Warc. 80% das ações usam social.

Uma das campanhas destacadas pelo relatório, por exemplo, é “Penny the Pirate”, que ganhou Leão de Bronze no Lions Health 2015. Com um problema real de saúde pública, que é a baixa adesão dos testes de visão nas crianças, a Saatchi & Saatchi criou para o instituto OPSM, da Austrália, um livro que funciona como um teste médico por meio de uma história infantil. A sacada é que enquanto os pais leem a história sobre os piratas para os filhos, fazem o teste nas crianças.

Atualmente, uma em cada seis crianças tem problemas para enxergar bem, sendo que muitas não conseguem detectar isso. Na maioria dos casos, porque as crianças não gostam de ir ao oftalmologista porque têm medo dos aparelhos ou também por morarem em regiões distantes. O livro gratuito também está disponível em app, que já chegou a número um no Health & Fitness App da App Store.

Na análise do desempenho por região do Warc 100, Austrália e Nova Zelândia tiveram uma performance particularmente forte. A região foi responsável por mais de 10% dos cases do Warc 100 2016, contra uma cota de investimento em propaganda mundial de 1,5%.

Outro case de destaque é o de Honey Maid, que lançou uma campanha baseada em um insight emocional das famílias americanas. A campanha gerou 115 milhões impressões de mídia e ajudou a aumentar a participação de mercado da marca.

Veja ‘The Penny the Pirate”: