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A WPP anuncia nesta sexta-feira (12) que entrou em um acordo para vender 60% da Kantar, seu negócio global focado em dados, pesquisa, consultoria e análise, para a empresa de investimento privado Bain Capital, em um acordo que avalia o negócio em US$ 4 bilhões.

A holding já havia manifestado a decisão de venda da Kantar no fim de 2018 (relembre aqui). Segundo o CEO da WPP, Mark Read, o negócio cria valor para os acionistas e gera “um balanço patrimonial muito mais forte”, além de um retorno esperado de aproximadamente 8% do valor de mercado atual para os acionistas.

“A Kantar é um grande negócio e esperamos trabalhar com a Bain Capital para destravar todo o seu potencial. Como parceiro estratégico e acionista da Kantar, a WPP continuará a se beneficiar de seu crescimento futuro”, diz o executivo em comunicado.

Luca Bassi, diretor geral da Bain Capital, manifestou entusiasmo sobre a negociação. “Vemos muitas oportunidades de expansão e investiremos em tecnologia para expandir as capacidades da empresa e reforçar sua liderança global”, ressalta.

O conselho da WPP reitera, também no comunicado, que a transação permitirá que a Kantar fortaleça sua posição de liderança no setor por meio da combinação dos conhecimentos e recursos da Bain Capital e da própria holding.

Os serviços da Kantar são utilizados ​​por mais da metade das empresas da Fortune 500. No Brasil, a empresa oferece ferramentas importantes para o mercado publicitário, como o Kantar Ibope Media, por exemplo. Ainda não há notícias se a negociação afetará os serviços oferecidos no país tupiniquim.

A WPP, cabe ressaltar, é a holding de agências globais como Ogilvy, Wunderman Thompson, AKQA, Grey, VMLY&R, entre outras.