Que jovem publicitário nunca pensou em participar do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, e lá ser revelado como um dos novos talentos do mercado? O sonho de muitos ficou mais próximo para os 13 jovens profissionais que foram selecionados para compor a delegação do Young Lions Brazil 2017. O anúncio, que aconteceu nesta quarta-feira (03), no espaço Olga 17, em São Paulo, reuniu os participantes e os representantes do projeto que é realizado pela Editora Referência, com o apoio do Estadão – representante oficial do Cannes Lions no Brasil – e que conta há mais de 20 anos com a coordenação do publicitário Emmanuel Publio Dias.

Alê Oliveira

“Tivemos mais de 300 inscritos para 13 selecionados. A qualidade dos profissionais é muito alta. Ser selecionado pelo Young Lions é mais do que a porta de entrada para jovens criativos. É ser reconhecido pelo mercado como uma pessoa que se destaca”, afirma Publio Dias.

O projeto que acontece no Brasil desde 1992, e que permite a participação de jovens – até 30 anos – de mundo todo, já revelou mais de 400 profissionais brasileiros, entre eles, Marcos Medeiros e André Kassu, CP+B, Arício Fortes, da DM9DDB, Marcelo Almeida – o Droopy – da Talent Marcel, Luiz Sanches e Ricardo Chester, da AlmapBBDO, e Fernando Campos, da Santa Clara.  

“As pessoas que se tornaram Young Lions ao longo destes anos, hoje são diretores de criação, estão espalhados em agências pelo mundo inteiro e ganham muitos prêmios. O projeto alavanca a carreira destes jovens. É o grito de passagem. Você deixa de ser um jovem profissional para entrar no clube”, conclui Publio Dias.

Durante o encontro, muito nervosismo, ansiedade e alegria por parte dos diversos jovens presentes. Todos queriam saber quem seriam os sortudos selecionados para representar o Brasil durante o festival que acontece entre os dias 17 e 24 de junho, na França.

Na categoria Criação, que este ano incorporou os trabalhos de Cyber, Film, Print e Design, foram escolhidas três duplas: Lara Roncatti, da F/Nazca, e Rafael Melo, da Wieden+Kennedy para Print; Eduardo Lubiazi, da The Youth, e Luiz Pacillo, da CP+B Brasil para Film; Andrea Souza e Caio Muratore, ambos da AKQA para Cyber. Na categoria Regional de criação, Bruno Trindade, da Master Comunicação, foi o selecionado do estado do Paraná. A área de Design não terá representantes.

Já em Atendimento, Barbara Oliveira, da agência Africa foi a candidata selecionada. Em Mídia, Douglas Silveira, da Wieden + Kennedy, e Sophia Raucci, da África, foram os escolhidos. Filipe Leonardos França Gomes e Mariana Teixeira, ambos da Y&R, foram os selecionados na categoria Planejamento. Na categoria Anunciante, Kimberly Farrell, do Google Brasil foi a escolhida. A área de PR também não terá representantes.

“Já havia acompanhado a seleção e o evento do ano passado, mas este ano foi o primeiro que participei. Almejava muito este reconhecimento”, revela Barbara Oliveira, da agência Africa.

“É um sonho que sempre existiu e é muito bom realizar ele agora. Espero encontrar vários amigos e conhecer muitas coisas novas. Quero fazer o meu melhor para representar o Brasil no festival”, afirma Luiz Pacillo, da CP+B Brasil.

Este ano, o júri do Young Lions foi composto por diversos profissionais entre eles: Alexandre Rato Pagano, diretor de criação da Leo Burnett Tailor Made; Marcelo Rizerio Borges, diretor de criação da CP+B; Aricio Fortes, vice-presidente executivo de criação da DM9DDB; Gisella Schulzinger, sócia da Pande; Felipe Cirino, redator da Grey; Fernanda Winfeld, diretora de cena da Academia de Filmes; Andrea Siqueira, diretora de criação executiva da Isobar; Sophie Schonburg, vice-presidente de criação da Mcgarrybowen; e Mariana Borga, diretora de criação da JWT.

A edição deste ano conta com o patrocínio de: Aba – Associação Brasileira de Anunciantes -, Grupo de Planejamento, Grupo de Mídia, Globo, Monster Films, Getty Images, e das agências: DM9DDB, LeoBurnett Tailor Made, JWT, DPZ&T, MullenLowe Brasil e AlmapBBDO.

Alê Oliveira

Alê Oliveira

Alê Oliveira

Alê Oliveira

Alê Oliveira

Alê Oliveira

Alê Oliveira