Alê Oliveira

A Zoomin.TV, empresa focada na produção e distribuição de conteúdo em vídeo, celebrou os sete anos de atuação no Brasil com a visita do CEO global, o holandês Roger Lodewick. Ao lado de Paulo Leal, country manager no Brasil, o executivo falou ao PROPMARK sobre os planos da companhia recentemente adquirida pelo sueco Modern Times Group (MTG). Há cinco meses no cargo, Lodewick fala que a experiência tem sido como uma “montanha-russa”, já que a empresa, sediada em Amsterdã, possui 16 escritórios em quatro continentes. Para o CEO, o foco principal é moldar a produção dos vídeos digitais para a geração Z. “Nós criamos vídeos de entretenimento sobre celebridades como Tom Cruise e as Kardashians. Mas deveríamos fazer algo focado em influenciadores e criadores. É nisso que os jovens da geração Z estão interessados”, comenta o CEO, complementando que é preciso pensar também na produção de vídeos voltado aos eSports.

Sobre as facilidades da empresa para marcas e agências, Lodewick afirma que enxerga a Zoomin.TV como uma “one-stop-shop”, ou seja, um lugar onde há todas as soluções. “Fazemos conteúdo original, branded content e tudo in-house. Temos nossa central de produção em Amsterdã. Mais de 100 pessoas puramente fazendo conteúdo. Temos nossa rede de VJs, os jornalistas de vídeo. São 3.500 espalhados por todo o mundo. Trabalhamos com eles e por isso somos realmente globais”, afirma. Além do conteúdo, há o braço publicitário do negócio. Mensalmente, os vídeos da Zoomin.TV atingem mais de três bilhões de views. “Isso nos faz parceiros estratégicos do YouTube e Facebook. Temos a permissão de vender nossa publicidade no YouTube. Isso é algo que poucas empresas possuem. Somos uma das primeiras empresas parceiras do Facebook Watch”, comenta Lodewick.

Uma empresa de vídeos que se preze precisa trabalhar o relacionamento com influenciadores. Com a Zoomin.TV não é diferente. Eles possuem uma rede de inteligência de recomendação de conteúdo que tem como objetivo promover o crescimento dos canais. “Trabalhamos juntos aos influencers de todo o mundo e gerenciamos seu conteúdo. Asseguramos que eles estão sendo monetizados e os levamos a novos mercados, como a China, por exemplo”, explica.

Se antes a ideia era crescer a MCN (Multi-Channel Network) com o máximo de canais possíveis, agora a estratégia mudou. “Estamos focando na qualidade […] porque só queremos trabalhar com influencers e creators com esta característica”, diz o CEO. Tudo isso assegura que as marcas parceiras da plataforma tenham a confiança de um conteúdo seguro. “Você só consegue isso trabalhando com influencers de alto nível. Não há tantos que possam garantir isso 100%”.

Para 2019, o holandês quer focar ainda mais na criação de conteúdo para a geração Z. Os jovens, segundo o executivo, estão no Instagram e Snapchat. “Nós ainda não estamos fortemente nessas plataformas”, analisa, apontando mais uma mudança para o ano que vem: os formatos.

Atualmente, a Zoomin.TV cria vídeos horizontais. “Quero assegurar que nosso conteúdo esteja disponível em 16:9 (horizontal) e 9:16 (vertical)”, explica Lodewick. Quando o assunto é Brasil, o CEO é otimista: “Estamos aqui pelos últimos sete anos e crescemos de maneira firme. Se você olhar o mercado brasileiro como um todo, ele é massivo. Principalmente para vídeos”, finaliza.