A Kantar Ibope Media divulgou os dados de audiência dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e mostrou que 63,4 milhões de pessoas, o que representa 93% dos indivíduos representados na medição de audiência, assistiram a pelo menos um minuto do evento. A penetração total de domicílios chegou a 98,3% dos lares monitorados.

Entre os eventos, programas e disputas que tiveram maior impacto em números de pessoas nos Jogos Rio 2016 destacam-se a cerimônia de abertura ao vivo (mais de 28 milhões de pessoas); a final do futebol masculino entre Brasil e Alemanha (quase 26 milhões de pessoas); a cerimônia de encerramento ao vivo (mais de 24 milhões de pessoas); o jogo de futebol feminino entre Brasil e Austrália (mais de 22 milhões de pessoas); e a partida de futebol masculino entre Brasil e Dinamarca (quase 20,5 milhões de pessoas).

Alexandre Vidal / Rio 2016

Já as modalidades cujas competições foram mais acompanhadas pela TV foram futebol, vôlei de praia, ginástica (artística, trampolim e rítmica) vôlei de quadra e judô. Das 15 regiões metropolitanas aferidas pela Kantar Ibope Media, a Grande Belém (PA) foi a praça que registrou a maior audiência domiciliar média dos Jogos do Rio 2016 na TV aberta, enquanto a praça de Curitiba (PR) teve a menor audiência média à Olimpíada no período. No Sudeste, a Grande Rio de Janeiro acumulou os maiores índices médios de audiência dos Jogos Olímpicos; já, no Sul, o destaque foi a Grande Florianópolis e, no nordeste, Grande Salvador.

A análise do Kantar Ibope Media també mostrou que, de 3 a 13 de agosto, os Jogos do Rio foram assistidos não apenas ao vivo, mas também gravados e consumidos após o seu horário de exibição. Quase 416 mil pessoas nas 15 regiões metropolitanas aferidas pela empresa assistiram ao menos um minuto da Olimpíada em Time Shifted Viewing (TSV). Desses, 59% eram homens. Além disso, dos 247 mil domicílios com este tipo de consumo, 81,3% eram da classe AB.

Twitter

Na internet, o Kantar Twitter TV Ratings mostra que as cinco modalidades mas comentadas na rede social no Brasil durante os Jogos foram futebol, vôlei, ginástica artística, handebol e judô.

“É possível ver uma relação muito positiva entre os esportes com maior audiência na TV e no Twitter. As modalidades mais mencionadas são praticamente as mesmas com os números mais expressivos na televisão”, explica Fábia Juliasz, diretora de Video Audience Measurement da Kantar Ibope Media.

Os atletas mais comentados na rede no Brasil foram Neymar, Usain Bolt, Michael Phelps e Arthur Nory. Em geral, as mensagens publicadas na rede no País mostram que o brasileiro aprovou a Olimpíada: 19,3% dos tuítes continham sentimentos positivos, contra apenas 4,7% negativos.