8 vezes em que o SBT foi criativo ao falar sobre vice-liderança

Emissora sempre coloca seu posicionamento de um modo bem-humorado e espirituoso

Em diversos segmentos a concorrência é tão acirrada que, por vezes, a impressão é que o primeiro lugar é o único posto de mercado que interessa. Felizmente nem todas as empresas e marcas pensam assim. A emissora de Silvio Santos, por exemplo, que já teve como slogan “A TV mais feliz do Brasil”, prefere sempre colocar o seu posicionamento de um modo bem-humorado e espirituoso.

Nos últimos dias, o canal veiculou em alguns jornais um anúncio que tinha um recado para os amantes do Flamengo, clube que ficou em segundo lugar no Campeonato Brasileiro de futebol. “Parabéns torcida rubro-negra. A gente sabe muito bem o valor de ser vice. Bora comemorar”.           

O pensamento não é novo. Certa vez, em uma apresentação para colaboradores do canal, o comunicador e empresário disse: “a Globo é um muro, e ultrapassar esse muro a gente só consegue de vez em quando. Sabemos que lutar contra a Globo, na minha opinião, é impossível”. Bem antes disso, no entanto, na segunda metade dos anos 80, o SBT começou a utilizar a vice-liderança como mote para chamar a atenção e engajar o público de uma maneira divertida.

Quem produziu as primeiras campanhas com esse viés foi a então W/GGK, agência comandada por Washington Olivetto. Surgiram daí peças criativas com a emissora satirizando a si mesmo e por vocês provocando a concorrência levemente. É desse período o lendário slogan: "SBT: líder absoluto da vice-liderança".

Na época, em uma entrevista para a Revista Imprensa, o próprio Olivetto explicou a estratégia. "O Brasil tem hoje mais perdedores do que vencedores. E muitos anti-heróis. Logo, quando você explora essa temática, cria simpatia". Confira abaixo algumas peças antigas e recentes com esse viés do “vice”:

 

*O propmark não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.

Receba nossa newsletter

editora referência

O PROPMARK é uma publicação da Editora Referência.
Conheça também nossas outras marcas, prêmios e eventos.

Prêmios e Eventos

Publicações