Ao longo dos últimos oito anos, Game of Thrones se destaca por sua originalidade, poder de engajar o público em todo o mundo, recordes de audiência (e pirataria), prêmios recebidos, teorias (sejam elas muito coerentes ou completamente malucas) e orçamentos milionários.

Agora, há pouco menos de 40 dias da estreia de sua última temporada, que vai ao ar em 14 de abril, a HBO vem preparando o público para o final da série com a promessa de que o desfecho será épico.

Os tradicionais trailers e pôsteres da temporada trazem referências da divulgação realizada para o início da série. Compare:

Para aquecer a contagem-regressiva, a HBO divulgou nesta sexta-feira, 8, uma “homenagem” ao Dia Internacional da Mulher destacando as trajetórias das personagens Sansa, Daenerys, Cersei e Arya. “Superar as expectativas, sobreviver às adversidades, encontrar sua identidade e nunca perder a fé em si mesmas”, diz a descrição do vídeo. A emissora também está presente no SXSW, que está sendo realizado em Austin, no Texas, com a ação “Bleed for the Throne”. Em alusão às mortes de centenas de personagens da ficção, a ativação é uma parceria com a Cruz Vermelha americana para doação de sangue. No local, o público pode encontrar ainda cenários e elementos da produção.

A aposta nesse formato de estratégia, que utiliza a criatividade para transportar os fãs ao universo criado pelo escritor George R.R. Martin, vem garantindo o buzz e o sucesso de GoT. Confira abaixo as principais ações já realizadas pelo canal para divulgar a série:

MAESTRIA EM DIFERENTES MÍDIAS

A HBO já colocou uma sombra de dragão em toda a fachada do prédio de sua sede em Los Angeles, já cobriu diversas metrópoles mundiais com corvos e a frase “All men must die” (ou “Todos os homens devem morrer”, em português) e invadiu as páginas do New York Times com um dos“filhos” da Khaleesi, por exemplo.

 

UNIVERSO ACESSÍVEL

O Trono de Ferro e suas mais diversas réplicas viajam o mundo em busca do novo rei ou rainha de Westeros. O ícone da série pode ser encontrado em feiras e convenções; já foi adaptado para bicicletas em Nova York; e no Brasil já passou por locais como a Livraria Cultura e uma unidade do McDonald´s – devidamente acompanhado por White Walkers.

CO-BRANDING

No ano passado foi lançada a edição limitada do uísque White Walker by Johnnie Walker em homenagem à série. Antes disso, a marca de cerveja belga Brewery Ommegang já havia criado dois sabores inspirados na saga, o “Iron Throne” e o “Take the Black Stout”.

FAMOSOS

As bandas Mastodon, Sigur Rós e Of Monsters and Men; o cantor Ed Sheeran; o baterista Will Champion, do Coldplay; e o vocalista do Snow Patrol Gary Lightbody já fizeram aparições em Game of Thrones.

PAIXÃO ESTAMPADA

Em 2012 a emissora tatuou 111 fãs com elementos da série para divulgar o início da segunda temporada.

SOCIAL

Vídeos 360, lives com anúncios globais, bots de interação com usuários, perfis com enigmas da série no Instagram… pense em um formato digital e descubra que ele já foi usado para trabalhar alguma das temporadas da série.

 

NÃO É O FIM

O final de Game of Thrones não significa que o universo da série irá acabar para a HBO. O piloto de um spin-off que contará a história dos heróis de Westeros e o início dos White Walkers já foi encomendado. A emissora discute ainda outros quatro projetos ligados à saga.

Para os fãs, também não é o momento de se despedir. As Crônicas de Gelo e Fogo, livros nos quais a série é baseada, ainda não tiveram um desfecho: a obra literária tem publicados apenas cinco dos sete volumes previstos.