Há menos de um mês como presidente executivo do Grupo Abril, Walter Longo (ex-Newcomm) já promoveu mudanças na Editora Abril, que culminaram com a saída de Alexandre Caldini, que ocupava há quase dois anos o cargo de presidente da Editora Abril. Na nova estrutura, a editora deixa de contar com a presidência executiva e passa a ser gerida por duas diretorias: diretoria editorial, que segue com Alecsandra Zapparoli, e a recém-criada diretoria de operações, sob o comando de Fábio Gallo, que atuava como diretor de finanças e administração. Ambos se reportam a Walter Longo.

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 “Mudamos a estrutura da editora com o objetivo de ganhar agilidade, simplificar processos e ter mais foco nos resultados. A mudança visa também uma maior integração entre as várias empresas e unidades do Grupo Abril”, afirma Longo, que assumiu a presidência do Grupo Abril no último dia 1º de março.

 Giancarlo Civita, que antes da chegada de Longo acumulou a posição de presidente do Grupo Abril por um ano e, durante esse período, teve contato direto com Caldini, agradece a sua passagem pela casa: “com competência e dedicação, Caldini contribuiu para a evolução e transformação da Editora Abril”.

Gallo passa a ter sob seu comando as seguintes áreas: Comercial (incluindo o Estúdio ABC), Assinaturas, Serviços de Marketing, Casa Cor, TI, Controladoria e Finanças. Na Diretoria Editorial, ficam concentradas as áreas de Estratégia Digital e Apoio Editorial, que se somam às editorias de Veja, Exame, Femininas e Estilo de Vida.

Outra mudança envolve Tiago Afonso, diretor de marketing, que passa a consolidar todas as ações de marketing das empresas do Grupo Abril e se reporta diretamente a Longo. Ele terá sob sua responsabilidade as áreas ABD (Abril Big Data), Licenciamento e Informações de Mercado.

A Gráfica Abril e a DGB, holding de Logística e Distribuição do Grupo, seguem sob o comando de Longo.