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O ano de 2018 será especialmente importante para o mercado de comunicação, frente a já esperada avalanche de notícias falsas que ameaça invadir o noticiário à medida que se aproxima o período eleitoral. Se tivermos como exemplo a eleição presidencial norte-americana em 2016 e os problemas com as chamadas fake news, sobretudo, nas redes sociais, o cenário, de fato, inspira cuidados na imprensa.

O segmento de revistas não está fora desse cenário, tendo a oportunidade de mostrar seu valor, confiança e credibilidade para seus leitores em meio a um ambiente de incertezas também na política. Segundo Fabio Gallo, presidente da Aner (Associação Nacional de Editores de Revistas), 2018 promete trazer gradual recuperação da economia, ainda que marcado pela tradicional turbulência provocada pelo processo eleitoral. Mas não vai ser apenas o segmento de revistas que sentirá esse impacto. “O ano eleitoral vai ser uma ocasião especialmente importante para que a mídia revista reforce a credibilidade de sua informação. Estamos vivendo a era das fake news, um cenário de desinformação que pode ter consequências nefastas para a sociedade e para o cidadão”.

Fazer parte das conversas de sua audiência com relevância e encantamento será o caminho que levará o segmento a ganhar mais espaço de mercado. Tudo isso em meio a um processo de recuperação econômica ainda instável. “Ninguém sabe quando e se esse movimento de transformação chegará ao fim. Vamos continuar enfrentando o desafio de manter nossos títulos interessantes e relevantes, de entender em profundidade nossa audiência e conseguir surpreendê-la”, destaca Gallo.

Nesse sentido, a Editora Abril segue com a estratégia de reforçar o trabalho editorial aliado à tecnologia e ao conteúdo de marcas em 2018. “Avançaremos fortemente nas soluções comerciais de interação com a audiência. Essas continuarão sendo as competências mais destacadas do grupo Abril. Neste contexto também, o Abril Branded Content e o Abril Big Data começam uma nova fase – de inovação e crescimento”, ressalta Arnaldo Figueiredo Tibyriçá, presidente-executivo do Grupo Abril. “O ABC e ABD não são mais negócios iniciantes, mas, sim, geradores de receita robusta e em pleno crescimento. Queremos a Abril ainda mais focada no seu conteúdo e cada vez mais relevante em seu papel para o avanço do Brasil”, completa o executivo.

Responsável por revistas de atuação nacional de peso, como Época, Vogue e Galileu, entre outras, as editoras Globo e Globo Condé Nast também se preparam para um ano com novos desafios. A começar pelo treinamento de sua equipe comercial orientado para vendas consultivas e organizada para atender a diversos segmentos da indústria.

Às vésperas de promover projetos de grande porte, como o Camarote Quem O Globo,
no Carnaval, a palavra de ordem é diversificação e experiência. “Só em 2017, cada um dos nossos executivos de venda passou por 35 horas de treinamento em digital, branded content e inovação. Nós criamos um consistente e diversificado portfólio de projetos. Esse conhecimento e foco, somados ao apoio e expertise do G.LAB, nos dá muita segurança de que vamos olhar de frente para os desafios de 2018”, explica Virginia Any, diretora de mercado anunciante.