Nesta terça-feira (8), o SBT lançou a terceira temporada do “Bake Off Brasil – Mão na Massa” e a segunda do “BBQ Brasil – Churrasco na Brasa”. Os dois realities gastronômicos estreiam no próximo sábado (12): Bake Off Brasil às 21h30 no SBT, com exibição no Discovery Home & Health às terças-feiras, 20h30; e BBQ Brasil às 18h30 no SBT.

Gabriel Cardoso/SBT

Coproduzido por SBT e Discovery Home & Health, o Bake Off Brasil tem patrocínio master de Cacau Show, da Sodiê Doces, pelo segundo ano consecutivo, e Colgate, como estreante. “A Cacau Show está dentro de provas que precisam ser feitas com o chocolate da marca. Essa ação migra para a internet também”, adianta Lucas Gentil, diretor do programa.

Na primeira temporada o Bake Off Brasil foi vice-líder no horário, na segunda registrou aumento de 23% nos dados de audiência e picos de 12 pontos. A expectativa para a terceira é a melhor possível. Além de Rangel, participaram da coletiva a apresentadora Carol Fiorentino e os jurados Fabrizio Fasano Jr e Beca Milano.

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A nova temporada tem algumas mudanças. Carol, que foi jurada nas edições anteriores, assume a apresentação no lugar de Ticiana Villas Boas. Já Fasano vai dividir o júri com Beca. O formato e essência permanecem os mesmos, mas pela primeira vez o programa vai exibir na estreia parte da seleção, com 24 pessoas disputando as 16 vagas – duas a mais que na temporada anterior. Além disso, o reality ganhou três episódios totalizando 18 na nova fase.

O programa é inspirado no The Great Bake Off, competição com formato da BBC que é sucesso em 23 países. Os participantes enfrentam desafios técnicos e criativos, sob a regra de que os confeitos, doces ou salgados, precisem ir ao forno. Além da dupla de jurados, estão previstas participações especiais nos julgamentos.

“As duas edições anteriores apresentaram um desempenho excelente no Discovery Home & Health. A primeira teve uma audiência 116% superior à média do canal, enquanto a segunda apresentou 68% a mais”, comenta Mônica Pimentel, vice-presidente de conteúdo da Discovery Networks.

Churrasco como paixão nacional

Já o BBQ Brasil – Churrasco na Brasa, competição de churrasqueiros amadores, volta para sua segunda temporada com patrocínio master de Extra, pelo segundo ano consecutivo, e de Heinz, em algumas provas. Friboi, Seara, Nívea, Hellmann’s e Mania de Churrasco, patrocinadores da edição anteior, não participam dessa. 

Versão do formato inglês BBQ – Champ, o reality está sendo gravado em São Roque, interior de São Paulo, com produção da Formata Produções e Conteúdo e direção de Marcelo Kestenbaum, que também está à frente de Fábrica de Casamentos. Além dele, participaram da coletiva a apresentadora Chris Flores e os jurados chef Dahoui e Carlos Tossi.

O programa também tem novidades. Com duração de 18 episódios e 16 participantes (dois a mais que na primeira temporada), a cada sábado, os concorrentes passam por três desafios, o Criativo (criar e inovar em um tema definido), o em Grupo (cozinhar juntos para várias pessoas em lugares diversos) e a Prova de Fogo (duelo entre participantes com o pior desempenho e que resulta em eliminação).

Gabriel Cardoso/SBT 

Recentemente foi gravado um episódio em que a prova em grupo ocorreu em um supermercado Extra e os participantes cozinharam para os colaboradores da empresa no estacionamento do local. O patrocínio, viabilizado pela Leo Burnett Tailer Made, inclui ainda um mercado completo para os participantes comporem suas receitas, inserções do logo da rede nos aventais, merchan e promoções para os espectadores do programa nos intervalos.

Eandres Aguiar, gerente de marketing de Extra, afirma que participar do BBQ Brasil complementa a plataforma “Vamos Churrascar”, que existe há cinco anos na rede, e ajuda a marca ser uma promotora de churrasco no país. “O brasileiro ama churrasco. E o Extra não é diferente. A proposta do BBQ vem de encontro ao que o Extra promove: de churrasco ser simples, acessível para todo mundo e motivo para comemorar qualquer coisa. Estamos pelo segundo ano com o SBT, queremos uma associação cada vez maior que o Extra já tem com o churrasco em um programa como esse, que consegue levar curiosidades e formas diferentes de fazer churrasco.”

Um dos focos de Extra na parceria é ativar o que está sendo exibido na TV e levar para o PDV, com promoções exclusivas para quem está assistindo o programa, anunciadas nos intervalos. “Também teremos materiais impressos nas lojas levando a informação do BBQ, ofertas, curiosidades e dicas. Além disso, fazer do supermercado um ponto de churrasco, abrir a loja para uma prova, é uma experiência prazerosa. Teve um engajamento grande, os clientes ficam curiosos de ver uma atmosfera da televisão no supermercado. Isso ativa muito a loja”, comenta.

Kestenbaum, diretor da atração, reforça que ativações como essas e as provas que as marcas participam foram pensadas para ir muito além de só expor o produto. “Queremos mostrar entretenimento, esse é o objetivo. Tentamos trazer uma dinâmica muito maior com as marcas para ser mais que o produto, uma coisa muito mais agradável”, afirma.

Segundo Fernando Pelegio, diretor de planejamento artístico e criação do SBT, ainda não se sabe se os formatos de branded são pontuais ou tendência na emissora, mas ele torce para que seja. O executivo comentou que tanto o Extra quanto a Cacau Show estão muito envolvidos com os programas.“O nosso desafio é envolver a marca dentro do entretenimento. Queremos elevar a marca do cliente. Veio para ficar? Não sei. Tomara que sim.”

Gabriel Cardoso/SBT