Na alta temporada, o volume de brasileiros que circulam pela Disney chega a 1 milhão, além dos 30 mil residentes na região de Orlando. Esse foi o sinal de alerta para a divisão de rádio do Grupo Bandeirantes prospectar o mercado norte-americano. Com nove plataformas, que envolvem marcas como Band News, Bandeirantes AM, Nativa, Bradesco Esportes, Rádio Sul América Trânsito e Campinas Educadora, por exemplo, que formam uma rede de 49 emissoras próprias e 310 afiliadas em todo o país. É feita uma compilação diária dos conteúdos de cada uma delas e encaminha para a parceira local, a Brasil Rádio (810 AM e 91.3 FM), exibir no seu dial. A emissora é de propriedade do empresário brasileiro Marcelo Russomano, que é radicado nos EUA.

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Segundo Mario Bacei, vice-presidente de rádios do Grupo Bandeirantes, o lançamento ocorreu há cerca de um mês e a primeira transmissão contou com patrocínio da CVC. “Os pequenos anunciantes locais de Orlando são os que estão prestigiando o projeto e é o que faz mais sentido. Além da programação, 80% da Band, temos serviços pontuais como indicação de trânsito, meteorologia e preço de roteiros. Como temos o fuso horário a nosso favor, programas, como o do Ricardo Boechat, já entram no ar com edições que suprimem o que não é relevante”.

O plano da Band, porém, é mais ousado. Ainda este ano pretende estender a operação nos EUA para cidades como Miami, Boston e Nova York. Para Bacei, faz sentido realizar esse investimento, sempre com a Brasil Rádio, porque “pela internet é impossível dar um tom local”. A rede mundial de computadores garante acesso, diz ele, “mas é uma plataforma global”. O executivo acredita que as cidades que integram a agenda têm grande concentração de brasileiros residentes. Em Boston, por exemplo, são cerca de 400 mil brazucas. “Em Nova York também temos uma população de nativos do Brasil muito consistente”, ele acrescenta.