Quatro emissoras brasileiras e o grupo alemão de pesquisa de mercado GfK (Gesellschaft für Konsum-forschung – Sociedade para Pesquisa do Consumo) assinaram, nesta segunda-feira (16), um contrato de cinco anos para medição de audiência. Band, Record, SBT e Rede TV! fazem parte do acordo inicial, um projeto de mais de US$ 100 milhões. O propmark adiantou o início das operações da GfK no Brasil em agosto deste ano. Em novembro, a empresa confirmou a carta de intenções, assinada pelo quarteto de emissoras (leia mais aqui). Dentre as principais do país, apenas a Globo não participa do processo inicial.

Segundo o grupo, “a amostragem de sua medição será mais ampla do que a hoje existente no país, incluindo transmissões por via terrestre, cabo e satélite”. Seis mil domicílios, em 15 cidades brasileiras, receberão o sistema. A GfK terá todo o ano de 2014 para implementar seu método, que deve operar integralmente no início de 2015. “É com muito entusiasmo que anunciamos o acordo com quatro das principais emissoras do Brasil para trazer o nosso inovador serviço de medição de audiência a um dos mercados de televisão mais vibrantes do mundo”, declara Gerhard Hausruckinger, COO e membro do conselho de gestão da GfK, responsável pelo setor de consumer choices.

O serviço se baseará no software de reporte e planejamento de mídia EvogeNius, que permite a análise detalhada dos dados de consumo do conteúdo televisivo e a oferta inclui resultados em tempo real, em todas as cidades monitoradas, além de relatórios consolidados de um dia para o outro. As ferramentas da empresa também serão oferecidas a outros canais de TV, agências de publicidade e anunciantes. Com a expansão de seus negócios no país, onde está presente desde 2002, a GfK planeja contratar cerca de 100 novos colaboradores. Atualmente, a equipe brasileira é formada por 300 profissionais.

Confira abaixo as cidades e o número de domicílios a receberem os painéis de medição de audiência:

São Paulo: 1.600
Rio de Janeiro: 920
Belo Horizonte: 390
Salvador: 290
Recife: 290
Fortaleza: 240
Porto Alegre: 330
Curitiba: 300
Distrito Federal: 300
Campinas: 220
Goiânia: 220
Vitória: 220
Belém: 220
Manaus: 220
Florianópolis: 240