BBC deixa de ter canais no Brasil devido à decisão comercial

Empresa desliga BBC Earth nesta quinta-feira (13) e opta por investir em parcerias

A partir desta quinta-feira (13) a BBC deixa de ter canais no Brasil desligando o sinal de seu BBC Earth, que ainda constava na grade da programadora Net por aqui. O canal internacional de notícias BBC Worldnews, de propriedade da BBC Global News, não será afetado pela mudança e continuará a ser transmitido no Brasil e outros países da América Latina. Anna Gordon, vice-presidente executiva e gerente geral da BBC Worldwide para a América Latina e o mercado hispânico nos Estados Unidos, diz que trata-se de uma decisão comercial estratégica que afeta toda a América Latina. Ela esteve recentemente no Brasil para acompanhar as gravações do programa Dancing Brasil, formato de sucesso mundial da BBC que estreou recentemente na Record, sob o comando da apresentadora Xuxa Meneghel, marcando a primeira parceria com a emissora.

Divulgação

Dancing Brasil é produzido pela TV Record e a Endemol Shine Brazil em parceria com a BBC Worldwide, e entra no ar ao vivo, sempre às segundas-feiras, às 22h30. Serão 13 episódios de 90 minutos. A licença do programa, criado há 15 anos, já foi vendida para mais de 50 países e já teve mais de 300 temporadas produzidas.

Anna Gordon diz que a intenção da mudança e ampliar seu alcance na região por meio de parceiros e distribuição de conteúdo.

“Temos negócios com o Brasil há muito tempo e uma grande parte do nosso negócio no país e na região é justamente a distribuição de conteúdo. Nos últimos anos essa área se tornou cada vez mais forte, responsável por 60% do nosso negócio, crescendo dois dígitos por ano, e portanto mais relevante do que nossa operação de canais. Isso vai tornar nossos produtos e programas mais disponíveis para as plataformas da região, o que é uma boa notícia”, diz a executiva.

 A TV Bandeirantes acaba de comprar algumas produções de história natural da BBC Worldwide para exibir: Steve Backshall Extreme Mountain Challenge (dois episódios de 2016) , Life Story (primeira temporada com seis episódios, de 2014), e Deadly 60 on a Mission pole to pole (terceira temporada, com 12 episódios, outra produção de 2014).

Hoje as produções da BBC já estão em canais de TV aberta como TV Cultura, SBT, TV Globo e TV Record, além dos canais de TV por assinatura omo SyFy – com a série Doctor Who – e Discovery. O Netflix também distribui diversas produções da BBC com exclusividade, como Sherlock e Looke.

Os programas Bake Off Brasil e Esquadrão da Moda (What Not To Wear) estão hoje no SBT. Bake Off (Mão na Massa) também é exibido no Discovery. The Hunt é outra série da BBC presentes no Netflix e na TV Globo e, em breve, Guerra e Paz estreará na TV Globo.

A BBC Worldwide – braço privado da BBC – está no Brasil desde 2012. Entrou com o canal BBC HD, depois com o canal BBC Earth, que estreou em 2015 e deixa de ser exibido exatamente nesta quinta-feira (13). 

*O propmark não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.

Receba nossa newsletter

editora referência

O PROPMARK é uma publicação da Editora Referência.
Conheça também nossas outras marcas, prêmios e eventos.

Prêmios e Eventos

Publicações