Adriana Cacace, da Flix Media: cinema ganha espaço

Embora a mídia cinema ainda responda pela menor fatia do bolo publicitário, representando 0,4% dos investimentos em publicidade no Brasil, é um mercado em ascensão. Adriana Cacace, diretora-geral da Flix Media, líder em comercialização da mídia cinema, conta que a digitalização do cinema abre novas frentes para o mercado.

“Estamos começando a colher os frutos. Com a digitalização do cinema, a comercialização também passará por mudança. A maneira de vender a mídia cinema será facilitada. Toda mídia vai passar por uma mudança grande”, adianta. “Hoje já tiramos partido com custo menor e agilidade em troca de material. Mas passará por uma mudança mais drástica. Vamos nos aproximar dos grandes meios em termos de flexibilidade, tecnologia e inteligência.”

Este ano, a Flix Media apresentou um crescimento real superior a 30% de janeiro a maio. “Tivemos uma grata surpresa. O ano começou apreensivo em função da Copa do Mundo e desde o início, tanto o público quanto o investimento em mídia em cinema cresceram expressivamente”, conta. Hoje, o mercado de cinema no Brasil é superior a 150 milhões de ingressos por ano, segundo dados da Filme B. “O mercado tem crescido a cada ano e a produção nacional também tem contribuído para isso, o que também ajuda a vender a mídia”, revela.

Criada em outubro de 2011, a Flix Media comercializa publicidade com exclusividade nas maiores redes do Brasil: Cinemark e Kinoplex, que contam com mais de 700 salas e um público superior a 55 milhões de espectadores por ano. A empresa realizou investimentos tecnológicos e agregou executivos experientes no time para profissionalizar a comercialização como, por exemplo, a contratação do novo diretor comercial, André Almeida. “Estamos nos preparando para dar um salto ainda maior até o final do ano”, adianta Adriana.

Anunciar em cinema também vai além de colocar um comercial antes do filme. A empresa, por exemplo, oferece ações multiplataforma e soluções diferenciadas, que permitem aos anunciantes explorarem a comunicação em todos os pontos de contato do público, desde a bilheteria, nos aplicativos internet e mobile, na bomboniere, no lobby, até no digital signage, na sala de cinema. “Criamos um canal de conteúdo que traz novidades pertinentes ao público. É um serviço diferenciado voltado para uma audiência relevante. É mais uma solução comercial que vai além da publicidade convencional”, comenta André Almeida.