O tempo que os consumidores gastam com mídia tradicional vai cair em 2016 ao mesmo tempo que a internet móvel continua aumentando, segundo um novo relatório. O Media Consumption Forecasts 2016, da Zenith, previu que o consumo de internet móvel vai aumentar em mais de um quarto neste ano, subindo para 27,7% e contribuindo com o aumento de 1,4% no consumo geral de mídia. Todos os outros usos de mídia, no entanto, incluindo internet desktop, deverá diminuir em cerca de 3,4%, segundo o relatório.

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A internet desktop terá o seu maior declínio (-15,8%), e a móvel consolida sua posição como a principal plataforma para consumo de internet. Em 2016, o MediaPost afirmou que as pessoas vão gastar uma média de 86 minutos por dia com internet móvel, enquanto apenas 36 minutos serão aplicados a internet desktop.

“A tecnologia móvel está transformando a forma como as pessoas ao redor do mundo consomem mídia, e está expandindo o consumo global”, disse Jonathan Barbard, líder de forecasting da Zenith.

“Ele fornece aos proprietários tradicionais de mídia a oportunidade de alcançar pessoas e lugares que nunca tiveram acesso anteriormente e traz aos consumidores maneiras totalmente novas para encontrar e desfrutar de conteúdos atraentes”.

A mídia tradicional pode diminuir em menor grau do que o desktop. No caso das revistas (-6,7%) e jornais (-5,6%), essas quedas serão compensadas, de certa forma, pelos consumidores que estão migrando para versões digitais de mídia impressa, que não estão nos cálculos da Zenith.

Da mesma forma, a televisão (-1,5%) como canal vai ser impulsionada pelas pessoas que consomem conteúdo on demand através dos dispositivos móveis. Em outros meios de comunicação, o rádio prevê uma contração de 2,4%, outdoor 0,8% e cinema em 0,5%.

Mesmo que o tempo gasto com a mídia tradicional esteja encolhendo, a TV ainda é o maior meio, respondendo por 41% do consumo total de mídia em 2015. Esta ação, no entanto, deve cair ainda mais em 2018, chegando a 38%, mas ainda vai estar, de alguma maneira, à frente da internet, que vat ter 31% do consumo de mídia neste ano.

Os dados provenientes do MediaPost; conteúdo adicional do Warc