A partir desta quarta-feira (29), o sinal analógico será totalmente desligado na cidade de São Paulo e em mais 38 municípios da região metropolitana. Com isso, apenas o sinal digital estará disponível para sintonizar os canais abertos de TV.

Na última terça-feira (28), o Gired (Grupo de Implantação da TV Digital) informou que a Grande São Paulo estava apta para que o desligamento acontecesse. De acordo com uma pesquisa do Ibope, 92% dos domicílios já estão recebendo sinal digital da TV aberta. A previsão é que, após o desligamento do sinal analógico, 95% das residências terão algum tipo de sistema de recepção de sinal de TV.

No dia 31 de maio será a vez de Goiânia e mais 28 municípios de Goiás terem o sinal analógico desligado. De acordo com o Ibope, 80% dos domicílios da região já estão preparados para receber o sinal digital de TV. Em julhno, o desligamento acontece em quatro regiões metropolitanas: Salvador, Fortaleza, Belo Horizonte e Recife. Em setembro, estão previstas as cidades do interior paulista: Campinas, Campinas, Franca, Ribeirão Preto, Santos e municípios da região do Vale do Paraíba. Em outubro, serão o Rio de Janeiro e Vitória.

A primeira cidade a receber o sinal completamente digital foi Rio Verde, no interior de Goiás. A cidade foi o piloto da operação, que aconteceu em março do ano passado. Em novembro de 2016, o sinal foi desligado em Brasília e cidades do entorno.