Era um domingo de Páscoa em 26 de março de 1989 quando Fausto Silva entrava na casa dos brasileiros pela primeira vez na Globo. De lá para cá, seu Domingão do Faustão ultrapassou a marca de 1.500 edições, tornando-se uma das atrações mais queridas da família brasileira. “A relação que o programa e Fausto Silva têm, há 30 anos, com as pessoas é sólida, íntima, praticamente familiar, numa conversa sem roteiros e sobre o que a sociedade está vivendo no momento”, destaca Marcelo Duarte, diretor-geral de negócios da emissora.

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Mas o Domingão vai além. É também uma das atrações mais longevas da TV e também uma das mais rentáveis. Com quadros e atrações que misturam interação entre artistas e o público, sempre com comentários irreverentes e por vezes ácidos do apresentador, o dominical tem atraído grandes anunciantes interessados principalmente na autenticidade e credibilidade de Faustão. É o que defende Fernando Musa, chief executive do Grupo Ogilvy Brasil. A agência atende a rede Magazine Luiza, um dos maiores patrocinadores do programa. Desde 2005 a Ogilvy aposta no Domingão como peça estratégica no plano de mídia do anunciante. A marca começou com o patrocínio do quadro Se Vira Nos 30, mas já promoveu também o Caminhão do Faustão, em 2008; e o Dança dos Famosos, em 2017, 2018 e 2019. Só esteve fora da atração de 2013 a 2016.

“Fazer sucesso e manter a relevância por 30 anos é não só prova de competência, mas também de inovação, inquietação constante e credibilidade. O Fausto é um comunicador no sentido mais amplo do conceito. Entende seu público, conhece e sabe como falar, como conectar e as marcas que o utilizam percebem isso desde o primeiro momento. E dá resultado”, destaca Musa.
A personalidade de Faustão, é, sem dúvida, um fator determinante para levar uma marca a apostar na atração. Como lembra Herbert Gomes, diretor de grupo de mídia da Talent, que atende a Claro, anunciante do programa. “Ao se valer deste formato descontraído de merchandising, é possível transmitir atributos de marca e produto de forma assertiva e crível, alavancando assim os objetivos da ativação”.

Além da audiência na TV linear, outro ponto que torna a atração atrativa, na opinião dos anunciantes, é o seu engajamento na internet. Se depender das constantes conversas nas redes sociais, de fato, o programa traz resultados. Haja vista o burburinho gerado no fim do ano passado depois que o apresentador interrompeu o merchandising da Vigor para provar o iogurte.

 

“A espontaneidade do Fausto conquistou o Brasil e demonstrou a qualidade e sabor do portfólio da Vigor. Isso trouxe mais credibilidade para a campanha. A promoção ganhou força automaticamente, já que esse momento repercutiu nas redes sociais, onde contávamos com grande presença de mídia”, lembra Anne Napoli, diretora de marketing da companhia de lácteos.
Com grandes anunciantes, como Crefisa e P&G, entre outros, a atração dominical segue na preferência das marcas por uma questão mais complexa do que parece. Nas palavras de Duarte, “agências e anunciantes são, há tanto tempo, parceiros do Domingão do Faustão porque sabem que, aliadas à competência e à credibilidade de seu apresentador, a alta audiência e a capacidade de engajamento do programa garantem eficiência e penetração de suas campanhas”.