Durante visita ao Brasil nesta segunda-feira (24), Chase Carey, CEO da Liberty Media, detentora da Formula 1, disse em coletiva de imprensa no Palácio do Planalto que estuda propostas de levar mais entretenimento e experiências para os torcedores brasileiros que acompanham o Grande Prêmio Brasil de F1. Isso inclui, inclusive, uma possível mudança do evento esportivo de São Paulo para o Rio de Janeiro.

O evento acontece tradicionalmente no Autódromo de Interlagos, na capital paulista, desde 1973, mas o contrato da F1 com a prefeitura da cidade termina em 2020, abrindo uma brecha para sua realização em outros locais. Vale lembrar que em 1978 e de 1981 a 1989 o torneio ocorreu no Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. A proposta de retornar ao Rio inclui a construção de um novo ambiente para receber não apenas a competição de automobilismo, mas seja uma pista multiuso para receber outras atividades ao longo do ano.

“Temos um projeto mais amplo, não estamos preocupados somente com uma pista nova ou infraestrutura dos boxes, mas em todo o contexto em volta, no impacto para a população no entorno. A corrida está no coração do evento, claro, mas não temos ainda planos concretos para 2021”, declarou Carey, que completou: “temos como exemplo o Super Bowl, que movimenta toda a família ao longo do fim de semana da final da NFL com música, comida e outras ativações. Atender a torcida será prioridade”.

Ainda durante coletiva de imprensa, o presidente Jair Bolsonaro ressaltou que não se trata de uma competição entre Rio e São Paulo e que é melhor levar o GP Brasil para o Rio do que não ter mais a etapa brasileira. Segundo o governante, há 99% de chance de que o GP Brasil passe para o Rio de Janeiro a partir de 2021.

Também estiveram presentes na coletiva o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel e o senador Flávio Bolsonaro. Apesar da declaração de Bolsonaro, Carey será recebido pelo governador de São Paulo, João Doria, e pelo prefeito, Bruno Covas, nesta terça-feira (25), na capital paulista para mais negociações. No país, o GP Brasil de F1 tem patrocínio da Heineken.