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Há 45 anos no ar, com direito a programação especial para celebrar a data no último domingo (5), o Fantástico se transformou em uma das principais plataformas para lançamento de campanhas publicitárias.  Na avaliação da executiva  Luciana Schwartz,  diretora de mídia omnichannel da VML e conselheira do Grupo de Mídia de São Paulo, o programa exibido no prime time global dos domingos a partir das 21h, “se destaca pela sua capacidade de renovação, com investimentos constantes em jornalismo de qualidade e inovações tecnológicas, mostrando os acontecimentos da atualidade por uma perspectiva muito singular”.

A Comunicação da Globo respondeu às seguintes questões formuladas pelo PROPMARK.

Qual a importância do Fantástico para o mercado publicitário?

 O ‘Fantástico’ é o  show da vida. Faz parte da vida dos brasileiros e está na memória afetiva das famílias, por representar o momento de estar junto, lado a lado para encerrar o domingo e começar a semana de forma prazerosa, numa íntima conversa com o programa. É o lugar onde as pessoas se encontram, se identificam. Com matérias que tratam de assuntos relevantes, curiosidades e muitas novidades, o ‘Fantástico’ dá o pulso do que de mais importante está acontecendo no Brasil e no mundo. É essa longa relação de proximidade e intimidade com o público que desperta a atenção de anunciantes que querem conversar e engajar os consumidores em um momento de atenção dedicada. Além disso, pela sua abrangência de assunto, alcance, perfil inovador e por oferecer diversas possibilidades em seu intervalo comercial, o ‘Fantástico’ se consolidou como um importante espaço para o lançamento de campanhas, produtos e serviços de marcas de diferentes segmentos.

 

Por que o Fantástico se tornou referência para a apresentação de novas estratégias de comunicação e lançamento de produtos?

 A relevância e a qualidade do conteúdo da Globo fazem com que nossas histórias sejam parte da vida dos brasileiros, que se reconhecem, se emocionam e as transformam em pauta de conversas entre amigos e familiares, tanto fora quanto dentro de segundas telas. O que o ‘Fantástico’ apresenta aos domingos está no papo de segunda e é acompanhado pelas pessoas, ao longo da semana, em nossa programação. Essa capacidade de levantar discussões e reflexões e de permitir o desdobramento dos assuntos é fundamental e um grande diferencial também para o mercado publicitário, que cada vez mais busca caminhos para se relacionar de forma orgânica e mais duradoura com os consumidores. O mercado entende que o perfil do ‘Fantástico’ é ideal para dar início a essa conversa.

 

Poderiam quantificar nesses 45 anos o volume de veiculação de comerciais no Fantástico?

 São 45 anos de história e parceria com o mercado publicitário. O volume é gigantesco, não só de campanhas únicas, mas de cases de marcas que aproveitaram assuntos levantados durante o ‘Fantástico’ para apresentar produtos, reforçar posicionamentos ou lançar serviços durante o intervalo e em sinergia com o conteúdo apresentado na atração. Atualmente, fazemos a veiculação de mais de 17 milhões de comerciais por ano na TV aberta. O relacionamento próximo e sempre aberto a novas ideias, que mantemos com mais de 6 mil agências e anunciantes em todo Brasil, nos permite afirmar que temos muitos bons resultados com as campanhas veiculadas no intervalo da atração.

 

Por que o prime time do domingo, especificamente o Fantástico, está no foco das agências e anunciantes?

 O domingo à noite é o momento em que as pessoas param e começam a pensar nos dias que estão por vir, no que precisam fazer para se atualizarem e relaxarem antes de mais uma semana de trabalho. E o ‘Fantástico’ cumpre esse papel, mostrando tudo o que aconteceu na semana anterior e dando o pulso do que está por vir. E sempre de uma forma inovadora, com um novo olhar. O público responde bem a essa entrega. Prova disso é o crescimento de audiência e repercussão que o programa tem registrado nos últimos anos, com alcance médio, a cada domingo, de quase 50 milhões de pessoas, no PNT (Panorama Nacional). Resultados que reiteram a força e importância do ‘Fantástico’ não apenas para os espectadores mas também para o mercado publicitário.

 

Quais formatos comerciais o Fantástico propõe ao mercado e o que está nos planos?

 Temos várias possibilidades de ações nos intervalos comerciais do ‘Fantástico’. O espaço de um intervalo pode ser aproveitado, por exemplo, de forma integral por um único anunciante, para a apresentação de uma nova campanha ou posicionamento. Existe, ainda, a possibilidade de marcas atrelarem suas mensagens a um assunto especial, após exibição de um dos blocos do programa, criando sinergia com o conteúdo da Globo. Essas são apenas algumas das ações possíveis. Estamos sempre abertos para ouvir demandas e ideias, compreender os objetivos de cada marca e, junto com agências e anunciantes, desenvolver ações customizadas para diferentes estratégias comerciais.