A Getty Images está decidida a aumentar sua produção de conteúdo local para representar com a maior precisão possível cada cultura. Recentemente, por exemplo, durante o período de festa junina no Brasil, eles trocaram os estúdios por celebrações reais com o objetivo de capturar toda a atmosfera que envolve os eventos e a tradição. Renata Simões, gerente sênior de conteúdo criativo da Getty Images na América Latina, lidera o projeto no país. Na entrevista a seguir, a profissional comenta o posicionamento da empresa e como ele tem sido desenvolvido. Além disso, fala da importância desse olhar tanto para os consumidores quanto para o mercado.

ABRASILEIRAR
Meu trabalho é garantir que possamos orientar nossos colaboradores a produzir conteúdo mais autêntico com pessoas reais com as quais os consumidores e marcas brasileiros possam se conectar e usar para contar as suas histórias. Para conquistar isso, precisamos mergulhar fundo na autenticidade do jeito brasileiro e mostrar os momentos “crus” de nosso dia a dia, celebrações e cultura.

TIME
A Getty Images conta com uma equipe global de profissionais de Creative Content e Creative Insights. Eles analisam constantemente as tendências visuais e o comportamento dos consumidores, entre outras coisas, não apenas para identificar o que os clientes estão procurando, mas para prever o que eles vão pesquisar nos próximos meses para que possamos transformar essas necessidades e comunicá-las aos nossos colaboradores na região para que saibam o que fotografar.

AÇÕES
Além de comunicar esses briefs, mantemos relações estreitas com nossos colaboradores locais no Brasil, os quais orientamos e mentoramos para garantir que produzam conteúdo autêntico, regional e relevante para nossos clientes. Minha equipe também tem workshops com dicas sobre como obter os melhores resultados quando se trata de autenticidade e usando pessoas reais versus modelos posados.

TROCA DE INSIGHTS
A equipe tem um relacionamento próximo com vários clientes que nos dão feedbacks regulares, o que nos ajuda a criar esses resumos regionais. Há um especialista em conteúdo regional em São Paulo que trabalha de mãos dadas com as equipes de marketing e vendas da região. O objetivo é garantir que eles estejam cientes do trabalho que fazemos com os colaboradores e do conteúdo que está chegando para comunicar aos clientes por campanhas e em conversas individuais.

AUTENTICIDADE
Os consumidores são bombardeados por referências visuais e anúncios visuais de televisão, mídia social e publicidade fora de casa todos os dias. Então, como você distingue sua marca dessa confusão de informações e como podemos, como empresa, ajudar nossos clientes a fazer isso? Mais do que nunca, procuramos marcas e produtos que retratem a realidade de nossas vidas e marcas com as quais podemos nos identificar. A única maneira de fazer isso é mostrar os momentos reais e crus e a conexão emocional entre pessoas reais.

OPORTUNIDADE
É importante que a Getty Images ofereça esse conteúdo, já que é isso que nossos clientes querem ver. Eles não estão procurando a versão “clichê” do Brasil, como o Carnaval no Rio, a caipirinha ou a bandeira brasileira porque são muito mais que isso. É por isso que a autenticidade é tão importante para nós. Nós ganhamos entendendo essa necessidade crescente, sendo capazes de orientar nossos colaboradores e oferecer isso aos nossos clientes.

EXPERIÊNCIA
Trabalhar em marketing na Getty Images durante muitos anos antes da transição para este papel no Creative Content foi crucial para o sucesso e orientação da nossa estratégia de conteúdo regional. Com todos os relacionamentos que construí com clientes locais ao longo dos anos e com a equipe de vendas, consegui ter uma visão profunda das lacunas de conteúdo regional, entendendo 100% do que nossas necessidades de mercado eram.

DESAFIO
O que mudou foi ter de transferir o meu conhecimento para o mercado para colaboradores em vez de consumidores. O meu desafio inicialmente era reunir essa informação e experiência e aplicá-la do outro lado do espectro para garantir que a lacuna que havíamos identificado ao longo daqueles anos estivesse sendo preenchida.