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Em 1948, a Assembleia Geral das Nações Unidas firmou a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH). Os 30 artigos da Declaração representam o ideal comum a ser atingido, por todos os povos e nações, de respeito às liberdades fundamentais do ser humano. No entanto, quem imaginaria que, tanto tempo depois, ainda seria necessário lembrar que tolerância, segurança e liberdade, entre outros, são direitos de todos? Neste mês de dezembro, quando a DUDH completa 70 anos, uma campanha da Globo com a Unesco no Brasil mostra que, mais do que celebrar a data, é preciso promover sua existência como uma grande conquista da humanidade.

Parte de seu compromisso com uma sociedade mais igualitária e justa, a Globo lança em sua programação um filme especial para apresentar, de forma didática e lúdica, os 30 artigos da Declaração, reforçando o seu real significado. A peça, que começa a ser veiculada nesta semana, sintetiza o conceito de que a Declaração Universal dos Direitos Humanos traz valores tão básicos quanto o hábito de vestir uma camiseta. Na peça, são exibidos detalhes de uma linha de produção têxtil, destacando fragmentos de diferentes estampas que resumem cada um dos artigos da DUDH. A assinatura “Se todo mundo lembra, todo mundo faz” reitera a intenção da iniciativa de fazer com que todos conheçam, espalhem e carreguem por aí os valores essenciais e necessários para o desenvolvimento humano em todas as nações.

“Valores como liberdade, justiça e paz precisam ser carregados no peito, ser vestidos pelas pessoas. Precisamos nos apropriar desses ideais para que eles se tornem realidade. Mais do que conhecer, precisamos fazer valer e respeitar cada um dos artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, para a construção de uma sociedade melhor. Por isso, a Globo se une à Unesco neste projeto, que se estenderá por todo o ano que vem com novas ações e filmes”, afirma Sergio Valente, diretor de Comunicação da Globo. “Um dos principais atributos da marca Globo é estar em linha com o que acontece na vida das pessoas, ouvindo o que elas têm a dizer, acompanhando as mudanças pelas quais elas passam. A Declaração defende tudo aquilo que acreditamos e guia nossa responsabilidade social. Celebrá-la hoje em dia tem um valor e uma importância muito maiores do que se lembrar de uma data. Com a parceria com a Unesco nesta campanha, queremos mostrar que as pessoas têm o poder de carregar e promover mudanças”, finaliza o diretor.

Segundo a diretora e representante da Unesco no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto, a campanha reforça a atualidade da DUDH: “A Declaração Universal dos Direitos Humanos, passados 70 anos, continua mais atual do que nunca. Esperamos mostrar que todo dia é dia de celebrarmos os direitos humanos e que essa é uma causa de todos, da grande família humana, independentemente de ideologia ou mesmo de orientação política”.

Veja:

FICHA TÉCNICA

Direção de Criação: Sergio valente, Mariana Sá e Leandro Castilho
Criação: Sergio Valente, Carlo Iulio e Rodrigo Judá
Atendimento: Carla Sá, Daniela Farina e Flavio Carrijo
Gerente de Produção RTV: Jaqueline Couto
Designer camisas: Lara Miranda e Lorena Freire
RTV: José Fernando P. Silveira 
Produtora: FAUNA
Diretor: DEL
Dir. Executivo: Patrick Petry
Prod. Criativo: Max Laux
Prod Executiva: Manon Haddad
Coord. de Produção: Claudia Regina
Dir. de Fotografia: Felipe Meneghel
Ass. de Direção: Arthur Wolf
Edição: Daniela Guimarães
Assistente de Edição: Wellington Martinelli
Pós: Rafael Fernandes
Grading: Junior Xis
Finalizador: Raphael Bonato
Coordenação de Pós Produção: Rafael Malavasi
Produtora de Áudio: Tezis