Grandes nomes debatem importância dos dados para o mídia

Discussão aconteceu durante painel no 8º Encontro de Mídias, ocorrido em São Paulo

Alê Oliveira

Durante o 8º Encontro de Mídias ocorrido nesta segunda-feira (15) em São Paulo, David Chalub Martins moderou o Painel Renowneds, que discutiu a importância dos dados para os mídias.

"É nítido que o mercado mudou e que coloca questões muito mais difíceis de alcançar. Os anunciantes estão muito mais cientes das ferramentas e conseguem fazer consultas muito mais precisas. Vivemos uma imensidão de dados e mais do que isso tudo, temos o consumidor à frente desse processo. Como as empresas se preparam para enfrentar esse universo tão diverso colocado pelo marketing atual?", questionou o mediador na abertura.

Adriana Favaro, diretora do Kantar Ibope Media, diz que o grande desafio é conseguir acompanhar esse ecossistema da comunicação. Para ela, vivemos "a era dos dados e algoritmos". Tal era, nas palavras de Eduardo Bicudo, latam managing director da Accenture Interactive, deve aliar a eficiência da compra de mídia aos negócios.

"O mercado todo está sofrendo uma disrupção, talvez a gente esteja no início dela. A mídia de maneira geral sempre teve calcada na compra mais eficiente de mídia, eu acho que sim, isso continua, mas além disso temos que entender qual resultado de negócio isso vai gerar", questiona o executivo da consultoria que, recentemente, adquiriu a agência Droga5.

Para Aline Souza, neuroscience manager da Nielsen Consumer Neuroscience, deve sim haver uma preocupação em atingir uma audiência certa, mas tão importante quanto é o que você vai falar para este público. "Nosso consumidor é multiplataforma. Você precisa ter um conteúdo que consiga atingi-lo da maneira correta. Conseguir avaliar a execução do quanto ela de fato é efetiva, é importante. Nossos estudos conseguem fazer isso", explica.

Ênio Vergeiro, presidente da Associação dos Profissionais de Propaganda (APP), também participou do debate.

A cobertura completa do Encontro de Mídias você confere na próxima edição impressa do PROPMARK.

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