O Grupo Abril começa a fornecer toda a sua estrutura e know-how no gerenciamento de assinaturas para empresas do segmento editorial e também para novos mercados. O anúncio do serviço foi feito nesta quinta-feira (2), na sede da empresa, em São Paulo, por Walter Longo, presidente e CEO do grupo, e Ricardo Perez, diretor de assinaturas.

Com uma carteira de quase 3,5 milhões de assinantes e estrutura de dois mil operadores de telemarketing, além de vendedores em todo o Brasil, o grupo tem objetivo de compartilhar sua expertise com as empresas interessadas. A empresa começa o novo serviço com seis clientes: Ediouro Publicações (com a marca Coquetel), Editora GR1 (revistas Náutica, Pense Leve, Mergulho, Pesca), Editora Manchete (revista Pais e Filhos), Editora Planeta DeAgostini (Coleções), HughesNet (serviço de internet banda larga via satélite) e Playkids (plataforma de entretenimento infantil). 

Segundo Longo, o conceito de o consumidor pagar por informação está evoluindo positivamente, e que cuidar do relacionamento com o assinante é fundamental para garantir a saúde financeira dos negócios. “Nada é mais demonstrativo da importância da indústria da informação do que o leitor pagar pelo conteúdo que consome. O crescimento da área de assinaturas da Abril mostra o vigor dessa indústria. Mostra que, como modelo de negócios, as pessoas estão admitindo pagar pela informação, o que me dá uma perspectiva muito otimista em relação ao futuro do negócio de conteúdo”.

Alê Oliveira

Atualmente, de 35% a 40% do faturamento do grupo é fruto da circulação (que inclui assinaturas e vendas avulsas), enquanto 30% vem de publicidade, e o restante do estúdio ABC e demais produtos da casa.

A nova operação também atenderá os novos negócios do próprio Grupo Abril, como o GoBox, marketplace de clubes de assinatura de produtos como vinhos, cervejas, snacks saudáveis, entre outros; o GoRead, agregador digital de mais de 140 revistas de 14 editoras, e a Abril Multiassistência, que oferece suporte e auxílio para imprevistos com automóveis, motos e residências.

Perez explica que há diversas modalidades e serviços no modelo de gestão, tais como atendimento ao consumidor, criação de marketing direto, vendas de assinaturas multicanais e ações de renovação e retenção da carteira de assinantes. Caberá a cada cliente decidir quais serviços são mais atraentes ao negócio. “A longo dos últimos anos, adquirimos uma expertise de atuação em vendas, atendimento e controle operacional como poucas empresas do país. Este diferencial é uma das marcas da Abril e estava na hora de estendermos ao mercado”.