Sob o tema “Em busca de um novo modelo”, a Aner (Associação Nacional de Editores  de Revistas) promove nesta segunda-feira (23), em São Paulo, o IX Fórum Aner de Revistas. Na primeira parte do evento, a programação evidencia a preocupação e movimentação do setor para se adaptar ao universo digital e nele ampliar sua receita.

 “Estamos vivendo um momento fascinante para poder estabelecer vários outros novos canais de geração de receita”, ressaltou Frederic Kachar, presidente da Aner e diretor-geral da Editora Globo e Infoglobo.

Alê Oliveira

 Segundo o executivo, a estimativa é de que o setor estabeleça sua relação com o meio digital, produzindo conteúdo de forma a gerar receita, em 2017 – muito também em decorrência da crise econômica pela qual passa o país.  “Será resultado da nossa essência em produzir conteúdo que informa e diverte”, ressaltou.

Para o diretor editorial da Vanity Fair italiana, Luca Dini,  é preciso investir na segmentação de conteúdo. “O conteúdo da revista não pode ser multiplicado em três ou quatro plataformas diferentes. Conteúdo digital tem que ser feito para o digital”, reforçou ele, lembrando que a Vanity foi uma das primeiras publicações a investir em conteúdo no Twitter e Instagram,  “antes de ter virado moda”.

 No que diz respeito ao formato ideal para monetizar conteúdo de revista na internet, ainda há muitas dúvidas. De acordo com Giuliano Chiaradia, diretor criativo da Set Experimental – empresa que trabalha com projetos mobile –  é preciso experimentar novos formatos. “A gente ainda não chegou no modelo ideal de distribuição e monetização de conteúdo. Mas experimentando a gente chega lá”, disse.