A expectativa de audiência do Terra com a transmissão do XVI Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011 é grande. O portal é a única empresa de internet com direitos oficiais de transmissão dos jogos no Brasil, América Latina e Estados Unidos – a Record tem os direitos para TV e internet. No total, serão 200 horas de transmissão durante os 16 dias de competição para todas as plataformas digitais: computador, tablets e smartphones. “Essa é a primeira vez que montamos estúdio em um evento olímpico”, contou Antonio Prada, diretor de conteúdo do Terra.

No estúdio do portal em Guadalajara há 84 profissionais trabalhando na cobertura jornalística, produção de imagens e entrevistas, e mais 220 profissionais  envolvidos com a produção de conteúdo nos países. Pela primeira vez, a cobertura também será feita em três idiomas: inglês, português e espanhol. O Terra está com 13 canais com transmissão ao vivo em HD. “Essa é uma vantagem da internet, porque podemos entrar a qualquer momento. Não seguimos uma grade de programação como a televisão. No nosso caso, o que manda é a notícia”, comparou Prada.

Sandra Pecis, vice-presidente de produto e mídia do Terra, destaca que a cobertura dos Jogos de Guadalajara representa uma evolução enorme para o portal em coberturas esportivas. “Começamos com a cobertura de esporte digital em 2004, quando adquirimos os direitos dos Campeonatos Italiano, Português e Alemão. Em 2006, pela primeira vez, uma empresa latino-americana comprou os direitos da Copa do Mundo da Alemanha. Foi um marco. Depois, vieram as Olimpíadas de Pequim (2008) e os Jogos de Inverno de Vancouver, em 2010, além da Copa na África do Sul, no mesmo ano, que embora não tivéssemos os direitos oficiais de tranmissão, a repercussão foi grande”, comentou.

A vp ressalta que embora Guadalajara seja a maior cobertura do Terra, as Olimpíadas de Londres de 2012 será ainda maior. “Essa é a maior, mas Londres será ainda mais relevante. O objetivo é que o Terra seja o melhor produto para esporte neste mundo digital, com interação 360º em todas as plataformas”, destacou, dizendo que com ou sem direitos de transmissão o Terra consegue atrair tanto anunciantes como usuários.

Patrocínios

No dia da abertura oficial do XVI Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, que aconteceu na última sexta-feira (14), o Terra anunciou a entrada de mais dois patrocinadores para o projeto Rumo a Londres 2012, que envolve a cobertura de Guadalajara e as Olimpíadas. Ford entrou como patrocinador master e Centauro como cotista de apoio. Os outros patrocinadores master são Bradesco, Sadia, Vivo e P&G; com Alpargatas e Mc Donald’s como cotistas de apoio.

Paulo Castro, diretor-geral do Terra no Brasil, destaca que o projeto deve ultrapassar a barreira de R$ 200 milhoes em patrocínios e que esse é o maior valor na internet para as marcas participantes. “É um projeto grande para internet e é o maior para as marcas que estão conosco”, ressaltou. Ele acrescenta que há ainda espaço para mais dois cotistas, sendo um master e outro de apoio.

Para a cobertura de Guadalajara, o Terra tem exclusividade de transmissão dos Jogos nos Estados Unidos e em todos os países da América Latina, com exceção do Brasil e México. “É o primeiro projeto que estamos levando para todo território. É muito importante”, diz Castro. A audiência do Terra é de 81 milhoes de usuários únicos – o Brasil representa entre 50% e 60% dos negócios do portal.

por Kelly Dores, de Guadalajara