Na noite desta quinta-feira, 14, a plataforma de mídia out of home Otima recebeu, na sede paulista do Twitter, convidados para a segunda edição do InterativiCidade Talks. O evento estimula o debate sobre mobilização social e transformação urbana por meio da troca de experiências e projetos implantados ao redor do mundo.

Durante o encontro, Carlos Jaramillo, perito em negociação internacional e em sistemas de informação que integra o centro de inovação e negócios Ruta N, falou sobre o processo de transformação da cidade colombiana de Medellín – que deixou para trás o status de mais perigosa do mundo, que carregava desde a década de 1990, e ganhou o título de cidade mais inovadora do planeta, de acordo com seleção de 2013 do Wall Street Journal com o The Urban Land Institute.

Segundo Jaramillo, após extremos problemas sociais causados pela presença do narcotráfico na região e da crescente violência, as empresas, o Estado e o setor de ensino se uniram para estabelecer políticas públicas que permitissem o desenvolvimento econômico e social de Medellín. Foram realizados projetos de inclusão urbana com foco em qualidade de vida e um comitê foi criado com o objetivo de atuar em quatro frentes: formação de talentos, capital, conexões e infraestrutura. A população participa das decisões por meio de um canal aberto de comunicação.

“Criar políticas públicas é muitas vezes chato e demorado, mas vale a pena pensar a longo prazo. Esse tipo de projeto deve ser algo institucionalizado pelo Estado, e não de responsabilidade de um ou outro governante. Só assim as ações serão realizadas de forma permanente. No caso de Medellín, uma porcentagem do PIB é destinada ao investimento em ciência e tecnologia”, explica. 

Dessa forma, o chamado Distrito de Inovação de Medellín foi projetado como um laboratório que concentra habitações, empresas, indústrias, comércios e instituições de conhecimento. Atualmente, o local gera mais de sete mil empregos associados à inovação e está sendo trabalhado para se tornar o polo de inteligência artificial da América Latina. Confira no vídeo abaixo. 

Carolina Gurgel, head de marcas e novos negócios da Otima, conta que a empresa está atenta a cases mundiais (que tenham possibilitado melhorias para a população com soluções tecnológicas e inovadoras) para um projeto de smart cities ainda em desenvolvimento. “Queremos fomentar uma discussão saudável e intrigante para que cada empresa faça seu papel – inclusive nós, que estamos presentes em mais de 22 mil pontos das ruas de São Paulo com abrigos de ônibus e faces publicitárias”, afirma.

A primeira edição do InterativiCidade Talks aconteceu em outubro de 2018 e apresentou o plano de gestão do Centro Histórico de Porto, em Portugal. A ideia é que os encontros sejam promovidos com frequência.

Divulgação