As redes sociais terão grande visibilidade durante o Cannes Lions 2012, que acontece de 17 a 23 de junho na Riviera Francesa. Ao menos cinco grandes apresentações marcam a semana do festival internacional de criatividade, ocupando a agenda dos delegados. O Facebook estará presente com “A psicologia e criatividade do compartilhamento”, na qual Paul Adams, líder global de design de marca, falará sobre esse tipo de comportamento do usuário nas redes e destacará o porquê de considerar esta a maior oportunidade criativa da geração atual. A palestra de Adams acontece na terça-feira (19).

O Twitter, além de ter seu cofundador e chairman executivo, Jack Dorsey, premiado como Media Person of the Year (leia mais aqui), contará com apresentação do ceo Jack Costolo sobre “Aproveitando o poder das conexões em tempo real”. O executivo abordará desde a expansão da internet nos últimos anos ao poder dessa ferramenta, ilustrada por cases como o da “Primavera Árabe”. Costolo sobe ao palco do Theatre Debussy na quarta-feira (20). Já o YouTube promove a discussão sobre “Como vídeos online reforçam a inovação criativa”. O debate, que acontece na terça-feira (19), terá o vice-presidente de vendas globais e marketing, Lucas Watson, na abertura, convidando Tom Eslinger, diretor de criação digital da Saatchi & Saatchi, como mediador, e Damian Kulash, vocalista da banda OK Go; Marc Speichert, diretor de marketing da L’Oréal Estados Unidos; e Andrew Creighton, presidente da Vice, como participantes.

Reforçando o time, a China Advertising Association promove a apresentação “Social + mobile + China: navegando na maior invasão territorial da história da publicidade”, com Bessie Lee, ceo da GroupM China; e Joe Chen, fundador, chairman e ceo da Renren, como palestrantes, acontecendo já no primeiro dia oficial do evento, domingo (17). A Flipboard, fundada em 2010, também marca presença no Cannes Lions com “Horário nobre pessoal com Flipboard”. Realizada na quarta-feira (20), a apresentação terá Christine Cook, diretora de parcerias publicitárias do Flipboard; e Robert Safian, editor e diretor de gestão da Fast Company, no palco.

Mais informações sobre a agenda do Cannes Lions no site do festival.