Ricardo Scalamandré vai receber medalha no próximo dia 15, em CannesRicardo Scalamandré, diretor de negócios internacionais da Rede Globo, será homenageado durante o MIPTV 2015, que acontece neste mês em Cannes, com a Médaille d’Honneur Award. A medalha será entregue em cerimônia no próximo dia 15.

O prêmio é concedido aos altos executivos que, por meio do seu talento, liderança e paixão, fizeram uma contribuição significativa para o mundo da televisão e para o desenvolvimento da comunidade internacional de TV.

A nomeação foi anunciada em março pela Reed Midem, que organiza os eventos MIPTV e MIPCOM, os maiores e mais importantes do mercado de comunicação, nos quais a Globo apresenta seu catálogo para o mercado europeu. “Fico muito feliz em receber essa medalha, é um reconhecimento internacional muito importante”, diz Scalamandré, acrescentando: “Esse prêmio, para mim, é uma forma de mostrar que o meu trabalho tem sido bem feito”.

Scalamandré trabalha na emissora desde 1971, quando abandonou a faculdade de Direito para ingressar no departamento comercial da Globo, a convite de Celso de Castro.

Na década de 1980, ele já era um dos quatro diretores nacionais da área comercial, cuidando do setor de planejamento e controle. Anos depois, o executivo foi convidado por Silvio Santos para ser superintendente comercial do SBT.

Com passagens pela AlmapBBDO, ele retornou à TV Globo em 1997. À época, recebeu de Marluce Dias, então diretora-geral da emissora, o convite para lançar o canal internacional da emissora. Scalamandré participou da criação da Globo Internacional, até assumir, em 2000, o cargo de diretor-geral de Negócios Internacionais da Rede Globo.

“Avenida Brasil”

Dona de um sucesso inquestionável no Brasil, a novela “Avenida Brasil”, escrita por João Emanuel Carneiro, segue o mesmo caminho lá fora. Até hoje, o folhetim lidera a lista de produtos da emissora que mais foram licenciados no exterior – a novela já foi exibida em 130 países.

Para Scalamandré, um dos segredos do sucesso da teledramaturgia da emissora está em contar uma história de maneira diferente. “A qualidade da Rede Globo é reconhecida internacionalmente justamente por ser sofisticada”, afirma o executivo.

Esse fenômeno da teledramaturgia confirmou o poder universal de cativar audiências em sua estreia na Azteca 13, do México. A novela foi ao ar segunda-feira, em 17 de fevereiro de 2014, às 21h, no prime time do canal, e elevou em 62% a audiência. Sucesso que se consolidou durante a primeira semana de exibição. E, em março deste ano, “Avenida Brasil” estreou novamente na TV Azteca, no horário das 23h.

Na Argentina, a novela liderou a audiência mesmo indo ao ar na parte da tarde. Por conta de seu sucesso, a trama foi transferida para o prime time, onde arrebatou o público.

O último capítulo foi exibido em uma festa para seis mil pessoas em Buenos Aires e contou com a presença dos atores Cauã Reymond, Débora Falabella, Alexandre Borges, Vera Holtz e Marcos Caruso. Já em Portugal, a trama foi um dos programas mais assistidos durante sua exibição na SIC, obtendo mais de 1,5 milhão de viewers, de acordo com o GfK, no último capítulo.