Símbolo quer diversificar os negócios

Editora vende Corpo a Corpo, Dieta Já e Viva Saúde à Escala

A Símbolo Editora enxerga no novo acordo comercial selado com a Editora Escala (veja abaixo íntegra do comunicado à imprensa) a oportunidade de diversificar seus títulos, negócios e áreas de atuação.

Em uma iniciativa semelhante ao que já fez no passado (quando vendeu a Tititi para a Editora Abril), Joana Woo vendeu para a Escala (de Hercílio de Lourenzi) as revistas Corpo a Corpo, Dieta Já e Viva Saúde. De 2005 a 2007, a Escala chegou a ter 30% de participação na Símbolo, como parte do plano de reestruturação da editora. Mas a negociação foi desfeita. Hoje, com o novo aporte de recursos a partir da venda dos três títulos, a Símbolo também pretende ampliar sua atuação no meio digital com a constituição da NeoSímbolo, que lançou em outubro passado o portal feminino iTodas (www.itodas.com.br).

A NeoSímbolo tem como sócio o empresário Wang Hsin,  que dirigiu a Epson no Brasil durante 20 anos. Segundo a editora, o momento é de descoberta de novos nichos de mercado. “A estratégia é seguir sua vocação, que mantém há 20 anos, de descoberta de novos nichos e criação de títulos adequados a eles. Paralelamente, abrir novos horizontes em outras mídias, uma vez que o mundo da mídia está vivendo uma revolução comparável ao surgimento do rádio e da televisão”, diz Roberto Melo, vice-presidente da Símbolo Editora. A Símbolo continuará editando os títulos UMA, UM – Universo Masculino, Meu Nenê, Dona e Cia., Chega Mais, Mais Feliz, Estilo Natural, Vida Executiva e Ouse.

Veja a íntegra do comunicado conjunto da Símbolo Editora e da Escala:

"Numa decisão que promete movimentar o mercado editorial, a Símbolo Editora e a Editora Escala celebram um novo acordo comercial e estratégico. No acordo, a Escala compra três importantes marcas da Símbolo: Corpo a Corpo, Dieta Já! e Viva Saúde; de outro lado, o resultado da negociação prepara o grupo de Joana Woo para a próxima fase de crescimento e ampliação dos negócios.

Para a Escala, presidida por Hercílio de Lourenzi, o acréscimo das três novas marcas agrega ainda mais valor ao já importante e diversificado portfólio da editora, que recentemente adquiriu os direitos para publicar a norte-americana Car and Driver e a inglesa Maxim no Brasil.

Hercílio diz que “a Editora Escala vem procurando enriquecer e complementar seu portfólio de revistas, nos últimos anos, através de novos lançamentos, licenciamentos e aquisições de títulos de reconhecido sucesso no mercado. Com a compra das revistas Corpo a Corpo, Dieta Já e Viva Saúde, da Símbolo, a Escala entra definitivamente no segmento feminino adulto, em que atuava somente com produtos sazonais ou de oportunidade, sem uma marca forte que fizesse a diferença. É um passo importante, e também uma responsabilidade que assumimos com muita humildade, mas temos a certeza de poder desempenhar tão importante papel.”.

Joana Woo, que já teve o presidente da Escala como sócio na Símbolo, tem certeza de que as marcas estão em ótimas mãos. “O grupo com certeza vai manter a qualidade editorial e gráfica dos títulos, além do grande impulso que pode dar na sua circulação”, diz.

Com a entrada de recursos, a Símbolo pretende investir no seu fortalecimento e diversificação, não só em títulos como também em novos negócios. O investimento na área digital em outubro de 2007, com o lançamento do portal feminino iTodas (www.itodas.com.br), através da nova empresa coligada, a NeoSímbolo, ganhou aporte e solidez com a entrada do empresário Wang Chi Hsin na sociedade. Wang, presidente da nova companhia, é bastante conhecido no mundo de tecnologia e meio empresarial, uma vez que trouxe para o Brasil a multinacional japonesa Epson, empresa que representou e presidiu por 20 anos. Pioneiro em internet no Brasil, onde faz investimentos desde 2000 e já se beneficiou dos resultados desta área, Wang lidera um grupo de investidores japoneses e chineses, que tem no Brasil uma base estratégica, atuando em áreas diversas, como incorporações imobiliárias, tecnologia e indústrias. A área editorial e de mídia é o novo foco de interesse desse grupo".

Kelly Dores

*O propmark não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.

Receba nossa newsletter

editora referência

O PROPMARK é uma publicação da Editora Referência.
Conheça também nossas outras marcas, prêmios e eventos.

Prêmios e Eventos

Publicações