Para saber o que rolou no carnaval brasileiro, a The Aubergine Panda e a Stilingue fizeram uma análise da internet dos dias 25 a 28 de fevereiro. Mais de 850 mil menções foram coletadas, além de desk research de notícias com as palavras chave ”carnaval 2017 dados”, ”carnaval 2017 assedio”, entre outras, no período de 01 a 28 de fevereiro.

De acordo com a pesquisa, as mulheres comandaram a folia em diversos aspectos. O público feminino gerou 52% do total de posts e compartilhamentos nas redes sociais. Os assuntos variaram entre maquiagens, fantasias e assédio.

O assédio, inclusive, foi amplamente discutido durante o Carnaval, com campanhas que conscientizam a sociedade. Uma ação que chamou a atenção foi a #ApitoContraoAssédio, da Skol, que distribuiu mais de 50 mil apitos em blocos de rua pelo país. A ideia é que as mulheres utilizassem quando se sentissem assediadas ou desrespeitadas de alguma forma.

Em relação as redes sociais com mais engajamento, o Twitter foi o maior propagador de memes no período com 42%, o segundo lugar ficou o Instagram com 35%, seguido do Facebook com 20%. Os conteúdos foram os mais variados dentre eles looks, fantasias, paisagens paradisíacas e selfies. Além disso, a maior parte das publicações foram realizadas por meio de aparelhos mobile com 63%, enquanto que o desktop representou 37%.