Viacom e CBS anunciam fusão em acordo de US$ 11,7 bilhões

Após 13 anos separadas, empresas voltam a unir forças novamente

Reprodução/CBS

Separadas desde 2006, CBS e Viacom fecharam acordo para uma fusão que irá unir novamente duas gigantes da mídia em uma transação de US$ 11,7 bilhões.

A nova empresa terá o nome mudado para ViacomCBS. Ambas são controladas pela família Redstone. Os acionistas da CBS deterão 61% das ações da empresa combinada. 

O acordo une o canal de TV aberta mais assistido dos EUA, CBS, com programas como “60 Minutes” e “The Big Bang Theory”, à proprietária do estúdio de cinema Paramount Pictures e de diversos canais de TV a cabo.

A nova companhia será comandada por Bob Bakish, atual CEO da Viacom e que assumirá a posição de presidente e CEO da ViacomCBS. Já Joe Ianniello, atual CEO da CBS, assumirá o cargo de presidente do conselho de acionistas e CEO. Shari Redstone, que foi a responsável pela fusão, ocupará o cargo de conselheira na companhia.

Como a CBS possui uma série de canais abertos - além do serviço de streaming CBS All Access - e a Viacom é dona de alguns dos mais famosos canais da TV a cabo (como MTV, Comedy Central e Nickelodeon) - além da Paramount Pictures, que produz filmes para o cinema -, a fusão automaticamente tornará a ViacomCBS numa das gigantes da mídia, e dará à nova empresa toda a estrutura necessária para competir em um mercado dominado por empresas como Disney e WarnerMedia.

A nova empresa, decerto, ou irá incrementar o serviço de streaming da CBS que já existe, o CBS All Access, ou irá anunciar algo novo. É esperar para ver.

*O propmark não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.

Receba nossa newsletter

editora referência

O PROPMARK é uma publicação da Editora Referência.
Conheça também nossas outras marcas, prêmios e eventos.

Prêmios e Eventos

Publicações