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Para as principais marcas patrocinadoras dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, a jornada de marketing começou em 2010 e termina apenas no próximo dia 18. Seis anos depois do início dos trabalhos, passando pelo revezamento da tocha olímpica a partir de maio deste ano e ao fim dos Jogos Olímpicos, o que já se sabe até aqui é que os investimentos valeram a pena e já deram retorno maior do que o esperado. Depois da insegurança inicial, a realização com sucesso dos Jogos Olímpicos deu às marcas o fôlego necessário para recarregar as baterias para a última etapa do projeto, que se inicia com os jogos Paralímpicos, na semana que vem. 

Segundo levantamento da Sprinkl, que analisou mais de 41 milhões de menções sobre os jogos nas redes sociais, houve cerca de 550 mil menções às marcas patrocinadoras durante o mês de agosto. O Brasil foi o segundo país em volume de interações, logo após Estados Unidos. A Coca-Cola foi a marca que obteve o maior engajamento dos usuários, com um total de 38,1 mil menções. A Samsung ganhou o segundo lugar, com um total de 35,3 mil, e Visa ficou em terceiro, com 32,7 mil menções.

Outras marcas com interações relevantes foram Bridgestone (31,5 mil), McDonald’s (26,7 mil), Omega (15,4 mil), P&G (13,5 mil), GE (11,1 mil), Dow (7,2 mil), Atos (6,9 mil) e Panasonic (3,2 mil). Entre as hashtags, as mais usadas foram #rio2016, #openingceremony, #olympics, #cerimoniadeabertura, #yoelijoclarofutbol, #olimpiadas, #rio, #roadtorio, #riodejaneiro e #brazil. A análise também levou em consideração que os homens foram mais ativos nas redes, com 62,48% do total de interações contra 32,52% de mulheres.

As Olimpíadas terminaram com grandes números para a Globo. No balanço final da Olímpiada do Rio (de 3 a 21 de agosto), a Globo atingiu 177 milhões de pessoas (que viram pelo menos um minuto de alguma exibição olímpica). Esse número representa, em 15 dias, 99% de alcance da população brasileira. E representa ainda 53,5 milhões de pessoas a mais do que as alcançadas pelos Jogos anteriores, os de Londres/2012. Ou seja, nesta Olimpíada houve um crescimento de 43% no número de pessoas impactadas pelos jogos.

A audiência cresceu 19% na média diária (das 7h às 24h) no PNT (Painel Nacional de Televisão), fechando com 19 pontos, com 41%.

Nesta reta final olímpica, os destaques foram para a cerimônia de encerramento, que teve média de 27 pontos, a audiência mais alta desde Atlanta, em 1996. Nas mídias sociais, a cobertura da Globo chegou 509 vezes aos trending topics do Twitter. As plataformas digitais da Globo tiveram 9 milhões de usuários de VOD e os videoviews totalizaram 28,2 milhões de videoviews.

O SporTV, que disponibilizou 16 canais e 56 sinais de internet, triplicou sua audiência e seus canais SportTV e SporTV2 lideraram a TV por assinatura no horário nobre, enquanto o SporTV3 ficou no Top 10. As transmissões pela internet também conquistaram boa audiência: foram mais de 6,1 milhões de horas consumidas via live streaming, entre o SporTV Play e App SporTV Rio 2016. Houve 1,1 milhão de downloads do APP nas lojas de aplicativos (Apple e Android).