Divulgação

A crise econômica do Brasil é uma grande oportunidade para as empresas buscarem novas soluções de comunicação, especialmente aquelas que geram mais eficiência. Hoje, os profissionais de marketing têm à disposição uma quantidade enorme de ferramentas de análise de dados que os permite compreender profundamente os hábitos e necessidades do consumidor. Fazer uso desses assets para desenvolver produtos e serviços relevantes e engajar pessoas, em especial os mais jovens, nascidos imersos no mundo digital e on demand, será a chave do sucesso para prosperar num ano que, tudo indica, pode ser repleto de incertezas políticas e econômicas.

Não há como desviar o foco do crescimento do vídeo digital, do mobile e da mídia programática, em especial graças à eficiência gerada pelas campanhas online num cenário de contenção de gastos.

Como as marcas vão trabalhar esta oportunidade que se apresenta pela afinidade dos brasileiros em consumir vídeos online, como as campanhas publicitárias se apoderarão deste espaço, fará parte de um processo estratégico de planejamento. Engajar com estas novas audiências do YouTube e outras plataformas digitais e reconhecer o protagonismo dos smartphones como meio de acesso à internet, desenvolvendo produtos específicos para mobile, é fundamental para o sucesso. O comportamento das pessoas na busca por informações, produtos e experiências é imediatista. Esta audiência não tem tempo a perder. Além disto, a mídia programática nos permite uma escala e foco até pouco tempo atrás inimagináveis, com benefícios tanto para os produtores de conteúdo como para os consumidores de conteúdo. 

Mais do que tudo, é durante tempos de grandes problemas que precisam ser resolvidos, como este que vivemos hoje no Brasil, que surgem as melhores e mais criativas idéias e se vê o grande espírito empreendedor do brasileiro. O Google espera poder continuar ampliando seu apoio ao desenvolvimento do país na esfera da tecnologia e do empoderamento digital, não apenas com a abertura do Campus São Paulo, um espaço para o nascimento de startups, e do YouTube Space Rio, para criadores cariocas, mas sendo uma plataforma que enxerga no futuro muitas e revolucionárias oportunidades de um mundo melhor.