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Temos certeza que, assim como 2015, com a sua grande inconstância por parte dos investidores e da economia no Brasil, 2016 não será muito diferente. Teremos um ano de grandes desafios e de reestruturação de todas as áreas do negócio. A palavra reengenharia administrativa, que fez parte de 2015, terá forte presença também em 2016. Acreditamos que a criatividade na gestão das empresas estará em pauta.

Teremos de rever todos os conceitos no modo de comercialização e geração de negócios. Um grande passo será aliar a tecnologia, agregando banco de dados de todos os tipos, perfis de consumo, audiência e comprovação de retorno do investimento. A mídia programática será primordial para a sobrevivência das exibidoras, tornando as relações mais transparentes, confiáveis e tangíveis, com maior avanço nas relações anunciante/agência/veículo. Essa transformação no outdoor ocorre há mais de dois anos, mas, agora, será crucial para mantermos a posição de alta, na participação no mercado publicitário.

Nosso foco é alcançar os patamares de participação do OOH próximos aos de alguns países da Europa, que ultrapassam os 15% de share. Depois de alguns sobressaltos, como os da última década, estamos mais atentos à nossa responsabilidade na vida cotidiana das pessoas nas cidades. Continuamos a enfatizar a importância no respeito às políticas urbanas, valorizando assim mais a mídia e a presença dos anúncios nos centros urbanos.

Marcelo Marcondes de Moura é presidente nacional da Central de Outdoor e sócio-diretor da Aurum Comunicação & Marketing