Marques e Dutra: prêmio homenageia longevidade no relacionamento entre agências e anunciantes

 

Na contramão de polices internacionais cada vez mais frequentes, que preveem uma revisão dos parceiros de comunicação publicitária de poucos em poucos anos, a Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade) se uniu à ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) para lançar o Prêmio Aliança, que baseia-se justamente em homenagear relações duradoras. Para tal, a entidade selecionou 31 casos de longa união, referentes a 21 agências e 26 anunciantes.

“Hoje em dia a moda é ficar, mas estamos falando aqui de casamento, de relações duradouras. A relação saudável entre agência e anunciante é a relação de confiança. Sem ela, não há estabilidade. Não acredito que seja necessário mudar de parceiro para rejuvenescer a comunicação. É possível sim fazer isso com um parceiro de longa data, e esses casos premiados hoje são exemplo disso”, destacou Orlando Marques, presidente da Abap. “Claro que sempre há momentos de turbulência, como em toda relação. Mas o anunciante que não tem uma agência que conheça profundamente seu negócio, sofre muito mais”, complementou Luiz Carlos Dutra, copresidente do conselho superior da ABA.

O relacionamento de maior destaque na lista é entre JWT e Unilever, com nada menos que 84 anos. A agência ainda aparece mais duas vezes: com Nestlé (48) e com Mondelez (40). “Esse tipo de relação só dá certo quando tanto cliente quando agência estão trabalhando a sintonia e dispostos a evoluir e se reinventar ao longo do tempo, quando isso se faz necessário”, opinou Ezra Geld, presidente da JWT. A agência que mais figura na lista é a WMcCann, com cinco aparições: Mobil (78 anos), Chevrolet (76), Coca-Cola (71), Nestlé (60) e Grendene (31).

Para selecionar as homenageadas, foram considerados relacionamentos superiores a 30 anos, considerando agências e anunciantes de todo o Brasil. As vencedoras receberam um troféu de cristal criado pelo artista plástico Túlio Fagim, em formato retangular, que traz em seu interior a imagem de dois círculos entrelaçados, em simbologia relacionada a duas alianças. Cada um deles trazia peso distinto de acordo com o período de parceria, sendo o mais pesado deles, da JWT/Unilever, com 13 quilos.

O Prêmio Aliança não terá periodicidade ou fórmula definida para ser repetido. Como depende do período de relações para acontecer, será estudado pela Abap e deverá voltar a acontecer de acordo com sua pertinência.

Confira abaixo a lista dos 31 casos homenageados: