A AlmapBBDO comemora uma vitória dupla no El Ojo de Iberoamérica 2015, que termina nesta sexta-feira em Buenos Aires, Argentina. Além de ter conquistado o prêmio de Melhor Agência do Ano Iberoamericana, a empresa consagrou a dupla Marcello Serpa e Luis Lanches com o troféu de “Melhor Criativo do Ano” tanto no Brasil como em toda a região da Iberoamérica. 

O melhor diretor da região também é brasileiro. O eleito foi Rodrigo Saavedra, da Landia, que venceu como Melhor Produtora do Ano. Já o título de Agência Independente do Ano ficou com a We Believers, que atua nas regiões hispânicas dos Estados Unidos. Ee o Melhor Anunciante foi a ONG espanhola No somos delito, que promoveu a campanha que venceu mais Gran Ojos no festival (leia mais abaixo). 

No geral, o Brasil encerrou seu desempenho no festival com 131 troféus, 20 a menos do que no ano passado, quando o país levou 151. Na comparação de todos os prêmios com o ano anterior, houve uma queda no número de conquistas. No entanto, isto se deve mais ao menor número de inscrições do que ao desempenho da criatividade brasileira. 

Na edição em que o festival completa 18 anos anos, foram três Gran Ojos, dois deles para a F/Nazca Saatchi & Saatchi e a produtora Stink pelo filme “100”, criado para a Leica, que levaram em Audiovisual e Cine/TV.  O terceiro grande prêmio ficou com “Carne Real”, da PPM Brasil para Carnes de Tenda Grill, que se sobressaiu entre os concorrentes na categoria Produção Gráfica. 

Entre os 31 ouros brasileiros, destaque novamente para “100”, da F/Nazca, que ganhou sete troféus dourados. Quem também teve bom desempenho foi a campanha “Mães Seguranças”, da Ogilvy para o Sport Club do Recife. A ação que colocou mães de torcedores violentos como seguranças em um estádio de futebol conquistou um troféu dourado em Sports e dois em Direto. Destaque ainda para Doll, da FCB para a Nívea, que conquistou ouro em Design, Mídia e Tercer Ojo, além de uma prata em inovação. 

O país ainda fechou o desempenho com 47 pratas e 50 bronzes.

Holograma espanhol rouba a cena 

A campanha mais premiada e comentada no El Ojo 2015 foi a manifestação política “Hologramas por la Libertad”, da DDB Espanha para a ONG No Somos Delito, que ganhou os prêmios mais altos nas categorias Promo, PR, Mídia e Tercer Ojo . Fora os quatro Gran Ojos – nenhuma outra ganhou mais grandes prêmios –, ação foi apresentada como exemplo de grande ideia todos os dias pelos palestrantes do Ciclo de Conferências. 

Nascida a partir do decreto de uma lei do governo da Espanha que proibia o direito de promover reuniões públicas sem aprovação prévia das autoridades, a campanha organizou um protesto diferente com imagens de pessoas se manifestando pelas ruas do país através de hologramas. 

A iniciativa ganhou repercussão nacional e internacional e aumentou a resistência contra a chamada Lei da Mordaça, que tem sido classificada por ativistas como um atentado contra a liberdade de expressão.

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