Vencedor de Leão de bronze em Outdoor do Cannes Lions deste ano, o anúncio “Don’t worry Babe, I’m not filming this. Mov” (“Não se preocupe querida, eu não estou filmado isso”, em uma tradução livre), criado pela AlmapBBDO para Aspirina, está sendo acusado de machismo e gerou polêmica. A própria Bayer afirma que não pagou pela veiculação da campanha. A agência informou que pediu a retirada de todas as peças da Bayer do festival, o que significa abrir mão de dois Leões de bronze conquistados com a marca – a Almap também foi premiada com a série “Box e careca” para o cliente em Print & Publishing.

A ativista feminista Cindy Gallop, ex-chairman da BBH dos Estados Unidos, publicou um post no seu Twitter com a foto da peça levantando a polêmica. No post, ela diz: “Não use isso para vender Aspirina, os homens dominam a indústria da propaganda.  Não premiem esse anúncio, o júri é dominado por homens”.

Divulgação

Além da repercussão na rede social, o post foi republicado na imprensa internacional, em veículos como a Adweek e The Washington Post. Um porta-voz da Bayer foi ouvido e afirmou que já solicitou à BBDO para que a campanha seja descontinuada e disse que foi a própria agência quem pagou pela veiculação limitada da peça. “O conceito foi apresentado para a nossa equipe de marketing local no Brasil pela BBDO como uma das várias campanhas que a agência pretendia apresentar para o festival Cannes Lions deste ano. A fim de satisfazer os requisitos para a submissão a Cannes, a BBDO pagou para a veiculação limitada da peça no Brasil. A Bayer não anuncia Aspirina no Brasil há vários anos”.

De acordo com Gallop, um grupo de criativas brasileiras chamou a atenção dela para o anúncio, por “estarem muito infelizes com o conceito, sobretudo devido ao recente caso do estupro coletivo de uma adolescente de 16 anos no Rio de Janeiro, que foi filmada pelos agressores e cujo vídeo foi postado na internet”.

O anúncio premiado faz parte de uma série de três peças de outdoor. As outras peças são: “It’s ok, I’m not taking any notes.doc” e “Relax, it’s not like this is being recorded.mp3.”

A AlmapBBDO diz lamentar que o anúncio de Aspirina tenha causado constrangimentos e esclarece que não houve a intenção de tratar com indiferença abusos de qualquer natureza. O comunicado diz: “Repudiamos a prática de filmagem não consensual e qualquer espécie de violência ou invasão de privacidade. Ficaremos atentos para evitar o problema no futuro. Por esta razão, já entramos em contato com a direção do Festival de Cannes e solicitamos a retirada imediata das peças de nosso cliente Bayer”.

Outro lado

A organização do Cannes Lions informou que recebeu a solicitação da AlmapBBDO e que o assunto está sendo avaliado pela direção do festival. “Não há um posicionamento neste momento”, informou uma profissional ligada à área de comunicação do Cannes Lions 2016.

Nota atualizada