O Brasil tem 16 trabalhos no shortlist do Festival of Media LatAm Awards 2016 (veja tabela abaixo). A premiação ocorre durante o festival, realizado em Miami, entre quarta (5) e sexta (7). A agência brasileira com mais peças na lista é a DPZ&T, que concorre com quatro finalistas.

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Segundo Danielle Redwood, chief marketing & awards officer do festival, o Brasil inscreveu mais que no ano passado, quando teve 14 finalistas e quatro vencedores. “Nós tivemos um aumento de quase 50% em inscrições do Brasil neste ano. Isso coloca o país em uma posição forte”, afirma.

O Brasil tem quatro jurados: Marcelo Tripoli, sócio e CCO da REF+T; Marcio Zorzella, diretor de mídia da Dentsu Brasil;  Rafael Davini, VP de ad sales da ESPN no Brasil; e Gustavo Gaion, VP de mídia da Y&R.

“O Festival of Media tem um conteúdo rico e diversificado para todos os profissionais do mercado de comunicação. Cada vez mais, as ideias criativas podem surgir de qualquer área – digital, offline, RP e outras”, diz Tripoli.

Zorzella lembra que a mídia mudou ao longo dos anos. “Hoje há uma linha muito tênue entre criação e mídia. Conteúdo e canal são muito próximos. Vi muitos cases multiplataformas e multicategorias”, conta o mídia.

Davini destacou a relevância do festival. “Acredito ser importante os anunciantes brasileiros participarem do festival, uma vez que ele tem crescido muito e dá a oportunidade de cases brasileiros exporem suas qualidades e certificar por que o Brasil tem tantas premiações em Cannes”, opina Davini.

“A expectativa é encontrar trabalhos que estejam em total sintonia com o que está ocorrendo no nosso mercado no mundo. Participando presencialmente, espero, de uma forma geral, poder contribuir e ajudar a melhorar o trabalho que vem sendo feito pelo festival”, fala Gaion.

Este ano, estreiam as categorias Melhor Uso da Mídia Tradicional, Melhor Uso de um Influenciador, Melhor Uso da Mídia Digital, Prêmio Uso Inteligente de Dados e Prêmio Talento.

A versão latino-americana do festival tem ganhado cada vez mais destaque. “Esta é a edição que tem expandido mais rapidamente. O alcance da América Latina está aumentando, já que a região está influenciando e impactando a indústria global de mídia como um todo, e o festival é um bom lugar para apresentar isso para o resto do mundo”, declara Danielle.