O Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2013 divulgou nesta sexta-feira (1º) o shortlist de mais duas categorias, sendo que ambas tem o Brasil com o maior número de finalistas. Em Produção Gráfica, o país conseguiu emplacar 20 peças no shortlist, de um total de 32 trabalhos. A Giovanni+Draftfcb é a líder da área, com sete finalistas, seguida pela F/Nazca S&S, que tem quatro trabalhos. A AlmapBBDO e a Y&R aparecem empatadas, com três peças cada, a DM9DDB tem duas e a Borghi/Lowe uma.

Em Produção Audiovisual, o mercado brasileiro tem 31 trabalhos finalistas, de um total de 71. Os cases de 11 agências nacionais estão no shortlist da área. Em primeiro lugar aparecem empatadas F/Nazca, DM9 e Santa Clara, com quatro peças cada; a Borghi e a Y&R têm três trabalhos cada; a Ogilvy & Mather, JWT,  Lew’Lara/TBWA e AlmapBBDO estão com dois finalistas cada; e Loducca e Wieden+Kennedy têm uma cada.

Com exceção de Cine/TV, o Brasil lidera o shortlist de todas as categorias divulgadas até o momento pelo festival (leia mais aqui), que será realizado entre os dias 5 e 7 de novembro, em Buenos Aires. Líder em Gráfica, Rádio, Tercer Ojo, Campanhas Integradas,  Conteúdo e Sports, o país também tem o maior número de finalistas nas categorias Inovador, Direto, Interativo, Mobile, Promo e Sustentável. Em Cine/TV, o país ficou em segundo lugar, atrás da Argentina. Até o momento foram divulgados os finalistas de 15 categorias – este ano o festival terá 21.