O Brasil lidera o shortlist de praticamente todas as categorias divulgadas até o momento pela organização do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2013, que será realizado entre os dias 5 e 7 de novembro, em Buenos Aires.

Líder em Gráfica, Rádio (leia aqui), Tercer Ojo, Campanhas Integradas, Conteúdo e Sports (leia aqui), o país também tem o maior número de finalistas também nas categorias  Inovador, Direto, Interativo, Mobile, Promo e Sustentável. A exceção é Cine/TV, em que o Brasil ficou em segundo lugar, atrás da Argentina. Até o momento foram divulgadas 13 categorias – este ano o festival terá 21.

Em Inovador, o país tem 20 finalistas, à frente da Argentina, com nove trabalhos. A JWT e a DM9DDB têm o maior número de peças, com três cada, seguidas por Africa, AlmapBBDO, Grey e Ogilvy & Mather, que têm duas peças cada. Leo Burnett Tailor Made, Loducca, Giovanni+Draftfcb, Havas, Y&R e F/Nazca S&S têm uma peça cada.

Na categoria Direto, o país soma 21 trabalhos no shortlist, o que representa um terço das peças – são 63 finalistas. Almap, Giovanni, Ogilvy e JWT estão na frente, com três peças cada; Artplan, Loducca e DM9 têm dois trabalhos cada; F/Nazca, Y&R e Grey emplacaram um finalista cada.

Em Mobile, o Brasil levou 17 trabalhos para o shortlist. A Loducca lidera com três; Almap, Y&R, Ogivly e R/GA empatam com duas peças cada; Staff, Pereira & O’Dell, Giovanni, Leo Burnett, Borghi/Lowe e AgênciaClick Isobar têm uma peça cada.

O país também é o líder em Promo, com 19 finalistas, seguido pela Argentina, que tem 14. A Ogilvy lidera com sete peças, seguida pela Giovanni, que tem dois trabalhos; com uma peça cada, aparecem Moma Propaganda, Leo Burnett, Grey, Almap, F/Nazca, NewStyle, Loducca, JWT, Africa e Dim & Canzian.

O Brasil também saiu na frente em El Ojo Sustentável, com seis finalistas. Seis agências emplacaram um finalista cada. São elas: Almap, Ogilvy, Y&R, Grey, Leo Burnett e OpusMúltipla.