O Cannes Lions 2016 termina neste sábado (25), no Palais dês Festivals, com um total de 90 Leões conquistados pela publicidade brasileira. O número é menor do que o do ano passado quando o país ficou  com 108 Leões.

Nos resultados divulgados neste último dia de festival, o Brasil ganhou três Leões de bronze em Film Lions, dois da AlmapBBDO  – um para “Pé na porta” (Volkswagen) e outro para “Possibilidades infinitas” (Getty Images) – e um da AKQA com o comercial “Don`t look away” para o cantor norte-maricano Usher Raymond.

Também neste sábado (25), o Brasil ganhou Leão de bronze na competição Integrated Lions com a campanha “Possibilidades infinitas”, trabalho brasileiro mais premiado neste ano em Cannes. Ele ganhou Leão de ouro e prata em Print & Publishing Lions, bronze em Direct, prata em Digital Craft; e Leões de ouro e de prata em Outdoor Lions.

O Brasil não foi premiado em Film Craft Lions, competição na qual ele disputava os Leões revelados hoje, com dois comerciais finalistas. Também não foi premiado em Titanium Lions, área na qual classificou igualmente dois trabalhos no shortlist.

Os 90 Leões brasileiros de 2016 representam trabalhos de 18 agências. O volume alcançaria 92 Leões, mas nesta última sexta-feira (24),  após uma polêmica com um trabalho criado pela Bayer, premiado com Leão de bronze em Outdoor Lions, a AlmapBBDO decidiu pedir a retirada de todas as inscrições feitas no festival para o referido anunciante e assim, ela consequentemente abre mão de dois Leões de bronze – um de Outdoor, para a série “mov/doc/MP3”, e um conquistado em Print & Publishing Lions, para a série “Box/Careca”.

No resultado final, a AlmapBBDO ficou com o maior de número de Leões entre as agências brasileiras, com um total de 21 prêmios.  Em segundo lugar  (veja tabela abaixo) está a J. Walter Thompson, com 12. Na sequência, entre as mais premiadas, com sete Leões cada uma, aparecem a Africa, Y&R e DM9DDB.

O total de 90 Leões Brasil reúne dez de ouro, 22 de prata e 58 de bronze. Cinco do total de Leões é do festival Lions Health. Nos resultados do Cannes Lions, são 17 de Outdoor Lions, 13 de Print & Publishing,  nove de Cyber Lions, oito de Mobile, sete de Design, seis de Media Lions, quatro de Creative Data, quatro de Direct, quatro de Radio Lions, três de Promo & Activation, três de PR Lions, três de Film Lions, dois de Entertainment Lions For Music, um de Integrated Lions e um da estreante Digital Craft. Entre as competições do festival deste ano, o Brasil não conquistou Leões em Creative Effectiveness, Glass Lions, Innovation Lions, Entertainment Lions, Product Design Lions, Craft Lions e Titanium Lions.

Confira aqui a relação dos 90 Leões brasileiros de 2016.

Agência

Ouro

Prata

Bronze

Total

ALMAPBBDO

3

6

12

21

J. WALTER THOMPSON

3

9

12

Y&R

2

1

4

7

AFRICA

1

6

7

DM9DDB

7

7

FCB

2

2

2

6

GREY

1

4

5

OGILVY

2

2

4

W3HAUS

1

3

4

AKQA

1

3

4

F/NAZCA SAATCHI & SAATCHI

1

1

1

3

HAVAS LIFE

1

1

2

LDC

1

1

2

LEW’LARA/TBWA

1

1

2

LEO BURNETT TAILOR MADE

1

1

WMCCANN

1

1

F.BIZ

1

1

TRIUNFO SUDLER

1

1

TOTAL

10

22

58

90