O Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions reduziu  o número de jurados para o próximo ano: serão 92 jurados a menos, sendo que em 2016 foram 387 membros (sendo 60% do sexo masculino e 40% do sexo feminino). Em 2017, 295 jurados julgarão presencialmente em Cannes e 85 irão julgar remotamente. Outra mudança é que agora a primeira fase do processo de votação para Promo & Activation, Media e Direct Lions será concluída algumas semanas antes da realização do festival por um shortlist do júri. Segundo a organização do festival, os jurados vão selecionar as peças usando o mesmo critério e rigor anteriores. Os tamanhos dos júris de Film, Radio, Print & Publishing, Outdoor, Digital Craft, Creative Effectiveness e Mobile também foram reduzidos.

“Proteger a integridade dos Leões é fazer com que as pessoas certas estejam na sala de julgamento”, falou Jose Papa, diretor-geral do Cannes Lions. “Alguns júris têm sido muito maiores do que outros como resultado do número de entradas que eles têm para julgar, mas é o júri de Titanium, de dez pessoas extremamente bem qualificadas, que é o padrão-ouro. Depois de uma extensa consulta com jurados anteriores e com a indústria em geral, concluímos que podemos reduzir o número de membros do júri, permitindo-lhes ainda muito tempo para julgar o trabalho”, completou o executivo.

John Hegart, fundador da BBH e presidente do júri de Titanium no Cannes Lions este ano, disse que prefere ter menos jurados mais focados, responsáveis e qualificados. “A responsabilidade coletiva e a qualidade da discussão ficam perdidas se você tem muitos jurados. O tamanho não é garantia de força”.

Philip Thomas, CEO do Cannes Lions, completou: “O padrão do julgamento e qualidade dos nossos júris são alguns dos nossos principais fatores para contribuir com a longevidade do valor do Cannes Lions. Defender o valor do Leão é primordial”.