Rita Durigan/Divulgação

Organizada pelo One Club de Nova York, a Creative Week, que começou na segunda-feira (8) e vai até sexta (12), dedica os dois primeiros dias, basicamente, aos jovens profissionais e estudantes e à inclusão deles no mercado de trabalho. A exceção é a cerimônia de entrega do ADC 96th Annual Awards, que passou a fazer parte do One Club este ano e aconteceu na noite da segunda-feira, na galeria ArtBeam, em Manhattan. Conheça os vencedores brasileiros e os destaques da noite aqui http://propmark.com.br/premios/almap-e-africa-sao-as-brasileiras-mais-premiadas-do-adc-awards

Entre os premiados, estão cinco brasileiros. João Marcelo Muri e Bernardo Medina, da Miami Ad School Rio, receberam Lápis de Bronze no  Young Ones Awards, com trabalho para BMW Connected na categoria Experiential. Alexandre Oliveira e Eduardo Cesar, também da Miami Ad School Rio, não puderam comparecer, mas foram anunciados como vencedores da Young Ones Portfolio Competition, categoria Advertising. A mesma que o brasileiro Tiago Beltrame ganhou, mas pela Miami Ad School Europa, já que ele está na Alemanha.

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Durante toda a segunda-feira, 14 profissionais da indústria da comunicação e educadores do setor de vários países apresentaram questões e soluções para inspirar e garantir o sucesso da nova geração no mercado de trabalho. O encontro aconteceu em um dos escritórios do Google, no bairro do Chelsea, em Manhattan. Como o head of creative do Google, Rudi Anggono, lembrou, 65% das crianças de hoje vão trabalhar em funções que não existem ainda. “Se isso é bom ou ruim, eu não sei. Mas temos que estar preparados”, disse. Ex-TBWA, ele comentou que no Google tem inúmeras possibilidades de focar sua criatividade e isso é inspirador. “Se você quer criar algo para o Maps, você pode. Se quer criar para o Translate, também. São muitas possibilidades”, explica.

O Group Creative Director da Havas NY, Paul Vinod, mostrou o que parece ser o caminho para absorver essa nova geração. A N8tive, uma pequena incubadora criativa formada por 8 jovens que tm em média 24 anos – o mais jovem tem 21 e o mais velho 28 – e que não atua sob a hierarquia comum das agências, reportando direto a ele e ao CCO Togar Bazarkaya, que teve a ideia. Além disso, nada de “trabalho de estagiário” para eles porque estão começando . Pelo contrário, eles têm acesso aos melhores briefings e são livres para sugerir soluções. “Eles precisam ser livres. Eles não são generalistas nem especialistas. São fazedores de cultura em todas as formas e estão em busca de espaço para se expressarem”, explica Vinod. 

Professor premiado da área de tecnologia criativa e design, e fundador do Cynda Media Lab, C.J. Yeh acredita na importância de estimular pensamentos desruptivos para ter boas ideias. “É mergulhar em ciclos intermináveis de se perguntar “por que ? ” e “e se ? ”, e se divertir fazendo isso.” Um exemplo é o projeto da estudante Emily Frost, ReCollect, feito para plataformas Apple https://vimeo.com/170573310, que ele apresentou no Educators Summit. Ele também mostrou o NFLxFIT https://vimeo.com/210182273, feito por 24 estudantes, como destaque de uma aprendizagem experimental guiada.

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O painel “Learning the wrong lessons: education in the age of disruption” reuniu Douglas Davis, do NYC College of Technology; Mariam Guessous, da DigitasLBi; Ruston Spurlock, da JWT global ; e Michael Farmer, da Farmer & Company LLC . Entre os assuntos levantados esteve a questão dos jovens profissionais chegarem nas agências sedentos por ganharem prêmios. E a constatação de que esse não é o melhor caminho para fazer os melhores trabalhos. 

O reitor da School of Design da Ravensbourne, no Reino Unido, Lawrence Zeegen, falou sobre a importância de errar dentro do processo de experimentações que a criatividade pede. E citou como exemplo as descobertas da Penicilina, do Post-it e do Velcro, que foram “erros” que deram certo. Também se apresentaram os sócios da lg2, Nellie Kin e Chris Hirsch, falando sobre coisas que aprenderam – e aprendem – no dia-a-dia, já que ninguém os ensinou antes; Melissa Peet, da Stephen M. Ross School of Business, com Patrik Hambraeus, da Berghs School of Communication de Estocolmo, que juntos realizaram atividades com os participantes para exemplificar como é preciso “desempacotar” a aprendizagem; e Lauren Naima, EVP Group Creative Director da FCBHealth, que mostrou como o health pode ser divertido e emocionante e tem a missão de ajudar pessoas através d e uma comunicação criativa. Entre os cases, ela apresentou o premiado ” Macma: Man Boobs for Boob ” , da David https://www.youtube.com/watch?v=qgbXiJh4lVk.

Outras atividades voltadas para os jovens criativos durante a Creative Week são o Portfolio Reviews, onde profissionais renomados e recruiters avaliam trabalhos e ideias de jovens profissionais e estudantes ; a Client Pitch Competition, em que “Young Ones” tem 10 minutos para fazer uma apresentação persuasiva, concorrendo à bolsas de estudo; um coquetel de relacionamento com exibições de trabalhos que se destacaram ao longo do ano; e a Students Awards Ceremony, que aconteceu na noite desta terça (9), no espaço de eventos West Edge, em NY. “Hoje a gente tem aqui estudantes de mais de 40 países participando e concorrendo. Esse prêmio está dentro do nosso pilar da educação, que é muito importante. Como uma organização sem fins lucrativos, toda nossa receita retorna em benefícios para indústria e ajudar a formar novos profissionais é uma maneira de fazer isso”, disse ao PROPMARK o CEO do The One Club for Creativity, Kevin Swanepoel.