Com mais 1 GP, Brasil encerra terceiro dia com 65 Leões

AKQA consegue segundo Grand Prix, enquanto Africa, Grey, David e Tech and Soul lideram contagem de troféus

Alê Oliveira

O Brasil conquistou 24 Leões no terceiro dia do Festival de Cannes, após as avaliações de mais seis categorias: PR, Social&Influencer, Direct, Media, Creative Strategy e Creative Data. Com isso, o país chega a 65 Leões dentre as 17 categorias já avaliadas dentre as 27 do festival. Os resultados das outras 10 áreas serão revelados entre quinta e sexta-feira.

O Brasil teve rendimento destacado em Media Lions, a começar pelo Grand Prix para “Air Max Grafitti Stores”, da AKQA para Nike, o segundo da agência e do Brasil no festival. Ao todo, foram 9 prêmios para o país nessa categoria, contra 5 do ano passado. Em Creative Data, o país foi de 1 Leão no ano passado para 2 em 2019. Em outras duas categorias, houve queda, com destaque negativo para Direct: os 11 Leões de 2018 se transformaram em 6 neste ano. Em PR, a queda foi de 6 para 4 Leões, Já Social&Influencer manteve os 3 Leões, enquanto Creative Strategy, que fez sua estreia no festival, não rendeu nenhum Leão.

Na comparação com 2018, considerando as 17 categorias já avaliadas - e com a ressalva de que o Entertainment Lions for Sport e Creative Strategy tem sua primeira edição em 2019 - os 65 Leões indicam que Brasil fecha o terceiro dia com 9 Leões a menos que os 74 concedidos nas áreas no ano passado. No primeiro dia, a diferença estava em dez Leões e, no segundo, em 7.

Dentre os 24 troféus da quarta-feira, foram distribuídos 1 Grand Prix, 2 Ouros, 5 Pratas e 16 Bronzes. Na soma dos três primeiros dias, já são 2 Grand Prix, 6 Ouros, 16 Pratas e 41 Bronzes, totalizando os 65 Leões.

As agências brasileiras com mais Leões até o momento são a Africa, com 8 Leões, sendo 3 Pratas e 5 Bronzes, e a Grey, com 2 Pratas e 6 Bronzes. À seguir estão David, com 7 (1 Ouros, 2 Prata e 4 Bronzes) e Tech and Soul, com 6 Leões (1 Prata e 5 Bronzes).

A AKQA se destaca na importância dos metais, com 2 Grand Prix para suas campanhas “Air Max Graffiti” (Nike - em mídia) e “Bluesman” (Baco Exu do Blues - em Entertainment for Music), além de 2 Pratas e 1 Bronze. 

VML Y&R e AlmapBBDO têm 4 Leões, seguidas por BETC/Havas e Wunderman Thompson (3), Artplan e NBS (2), Wieden+Kennedy, McCann Health, FCB, GTB, CP+B, Leo Burnett Tailor Made, Z+ Havas, Publicis, Talent Marcel e Tribal (1).


Leões do Brasil (por metal e agência):

AGÊNCIAS

GRAND PRIX

OURO

PRATA

BRONZE

TOTAL AGÊNCIA

AFRICA

   

3

5

8

GREY

   

2

6

8

DAVID

 

2

1

4

7

TECH AND SOUL

   

1

5

6

AKQA

2

 

2

1

5

VMLY&R

 

1

1

2

4

ALMAPBBDO

   

1

3

4

BETC HAVAS

   

2

1

3

WUNDERMAN THOMPSON

 

1

 

2

3

OGILVY

 

1

 

2

3

ARTPLAN

 

1

 

1

2

NBS

   

1

1

2

WIEDEN+

KENNEDY

 

1

   

1

McCANN HEALTH

   

1

 

1

FCB

     

1

1

GTB

     

1

1

CP+B

     

1

1

LEO BURNETT TM

     

1

1

Z+ HAVAS

     

1

1

PUBLICIS

     

1

1

TALENT MARCEL

     

1

1

TRIBAL

     

1

1


 Leões do Brasil (por metal e total geral):

BRASIL

GRAND PRIX

OURO

PRATA

BRONZE

POR METAL

2

7

15

41

TOTAL GERAL                 =

65

     



O Cannes Lions já distribuiu 18 Grand Prix em 17 categorias, para:


1) “Nike Dream Crazy/Colin Kaepernick”, da Wieden+Kennedy Portland para Nike (Outdoor)

2) “The Blank Edition”, da ImpactBBDO Dubai para An-Nahar (Print&Publishing)

3) “Creatability”, do Google Creative Lab para Google (Design)

4) “Breath of life”, da McCann Health China para GSK (Pharma)

5) “Thisables”, McCann TelAviv para Ikea (Health & Welness)

6) “Address the future”, da Virtue Copenhagen ara Carlings (Digital Craft)

7) “Resolve (Myanmar)”, “Rigor (Taxes)”, “Courage (Mexican Spyware)”, “Perseverence (Immigration)”, Fearlessness (ISIS)”, da Droga5 para The New York Times (Film Craft)

8) "Just do It HQ At the Church”, da Momentum NY e Canadá para Nike (Industry Craft)

9) “Nike Dream Crazy”, da Wieden+Kennedy Portland para Nike (Entertainment Lions for Sport)

10) “Bluesman”, da AKQA SP para Baco Exu do Blues (Entertainment Lions for Music)

11) “This is America”, da Doomsday para Childish Gambino (Entertainment Lions for Music)

12) “5B”, da UM Studios  NY para Johnson&Johnson (Entertainment Lions)

13) “Air Max Graffiti Stores”, da AKQA SP para Nike

14) “Go Back to Africa”, da FCB/SIX Toronto para Black&Abroad

15) “The E.V.A. Initiative”, da Forsman & Bodenfors para Volvo Cars

16) “Keeping Fortnite Fresh”, da VML Y&R Kansas para Wendy´s

17) “The Tampon Book: A Book Against Tax Discrimination”, da Scholz & Friends Berlin para The Female Company

18) “The Whooper Detour”, da FCB NY para Burger King

Resumo por categoria da quarta-feira:


Media Lions

Inscrições: 2.196
Prêmios no total: 65
Grand Prix: “Air Max Graffiti Stores”, da AKQA SP para Nike
Brasil: 1 GRAND PRIX, 4 PRATAS, 4 BRONZES (9 NO TOTAL)
“Air Max Graffiti Stores”, da AKQA SP para Nike - GRAND PRIX
“Competitor´s Sale”, da Grey para Volvo - PRATA
“Distracted Goalkeeper”, da Tech and Soul para Uber - PRATA
“Pay Per Beer”, da Africa para AB Inbev (Brahma) - PRATA
“Air Max Graffiti Stores”, da AKQA SP para Nike - PRATA
“Burn That Ad”, da David SP para Burger King - BRONZE
“Distracted Goalkeeper”, da Tech and Soul para Uber - BRONZE
“Rescue Dogz”, da Wunderman Thompson para Gud - BRONZE
“Corruption Detector”, da Grey para Reclame Aqui - BRONZE

Creative Data Lions

Inscrições: 429
Prêmios no total: 13
Grand Prix: “Go Back to Africa”, da FCB/SIX Toronto para Black&Abroad
Brasil: 1 OURO, 1 BRONZE (2 NO TOTAL)
“Pet-Commerce”, da Ogilvy para Petz - OURO
“Steep Discount”, da Tribal para E-Moving - BRONZE


Creative Strategy Lions

Inscrições: 848
Prêmios no total: 22
Grand Prix: “The E.V.A. Initiative”, da Forsman & Bodenfors para Volvo Cars
Brasil: 0


Social&Influencer Lions 

Inscrições: 1519
Prêmios no total: 47
Grand Prix: “Keeping Fortnite Fresh”, da VML Y&R Kansas para Wendy´s
Brasil: 3 BRONZES (3 NO TOTAL)
“The Firefly”,da Publicis Brasil para Bradesco - BRONZE
“Miles for the People”, da Grey para Reclame Aqui - BRONZE
“The Algorith of Life”, da Africa para Rolling Stone - BRONZE


PR Lions

Inscrições: 1857
Prêmios no total: 55
Grand Prix: “The Tampon Book: A Book Against Tax Discrimination”, da Scholz & Friends Berlin para The Female Company
Brasil: 4 BRONZES (4 NO TOTAL)
“Competitor´s Sale”, da Grey para Volvo - BRONZE
“Distracted Goalkeeper”, da Tech and Soul para Uber - BRONZE
“Miles for the People”, da Grey para Reclame Aqui - BRONZE
“Flower of Life”, da Ogilvy para Hermes Pardini - BRONZE

 

Direct Lions

Inscrições: 2005
Prêmios no total: 42
Grand Prix: “The Whooper Detour”, da FCB NY para Burger King
Brasil: 2 OUROS, 4 BRONZES (6 NO TOTAL)
“Burn That Ad”, da David SP para Burger King - OURO
“Burn That Ad”, da David SP para Burger King - OURO
“Distracted Goalkeeper”, da Tech and Soul para Uber - BRONZE
“Burn That Ad”, da David SP para Burger King - BRONZE
“Burn That Ad”, da David SP para Burger King - BRONZE
“Miles for the People”, da Grey para Reclame Aqui - BRONZE

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