A presença das consultorias no Festival de Cannes começa a dar resultado nas premiações. Pela primeira vez, um Grand Prix será entregue a uma agência ligada às empresas do setor.

A Rothco|Accenture Interactive de Dublin foi a vencedora do Grand Prix de Creative Data com a ação “JFK Unsilenced”, para The Times. A ação construiu o discurso que John F. Kennedy faria em Dallas, caso não tivesse sido assassinado.

A ferramenta analisou gravações de discursos de Kennedy para entender seu timbre e tom, e criar o roteiro que ele provavelmente teria seguido. O sistema foi alimentado com 831 arquivos.

O case emocionou algumas pessoas durante sua apresentação na sala de imprensa, especialmente os americanos, por trazer o presidente “de volta”.

Reprodução

“Adoramos a história desde o início e ela ainda trouxe resultados incríveis para o The Times. O uso de tecnologia da maneira como foi feita nos empolgou durante o júri. Analisamos a inteligência artificial, para entender se não havia um problema ético em criar a voz de Kennedy, o que não foi o caso. A questão dos procedimentos para uso desse tipo de mecanismo de inteligência deve estar no centro das discussões do mercado daqui por diante”, resume Marc Maleh, dietor global da Havas X.

https://youtube.com/watch?v=4EY-gY3PQYs

Clique aqui e confira todas as campanhas brasileiras finalistas em cada uma das categorias do festival. 

 Clique aqui e confira todas as campanhas brasileiras que conquistaram Leões em cada uma das categorias do festival.