Marcello Queiroz

O diretor de criação Marcelo Nogueira, da AlmapBBDO, realizou nesta manhã, no D&AD 2019, em Londres, uma apresentação sobre a qualidade criativa da publicidade latino-americana. Com o título “Winners Highlights from Latin America”, o painel destacou seis cases – quatro do Brasil, um do México e um da Colômbia – que o criativo considera “ideias fortes e vencedoras” dentro de contexto de prêmios e parâmetros de negócios publicitários internacionais. 

Bem-humorado, Nogueira, que participou do júri de Film Advertising no D&AD,  se apresentou como um profissional que há 15 anos trabalha na mesma agência, na mesma cidade, localizada no mesmo bairro e no mesmo prédio, mas com uma grande diferença: a agência está localizada no único país da América Latina onde não se fala o espanhol. Nogueira também destacou a “paixäo” que os brasileiros e todos os latino-americanos têm pela atividade publicitária, mas afirmou que tal paixão se sustenta em um sonho: “Todo criativo sonha em deixar a América Latina”, brincou. 

Para a realização de tal sonho, Marcelo Nogueira apresentou seis cases que, na opinião dele, refletem ideias que têm força e reconhecimento criativo  em qualquer país e que poderiam, “quem sabe”,  ele também brincou em tom irônico,  “ajudar a conseguir emprego em mercados como os europeus ou dos Estados Unidos.”

O primeiro case destacado no painel foi “Endless stories”, criado pela AlmapBBDO para a Getty Images. Nogueira ressaltou o “impacto e complexidade” do trabalho. Na sequência, foi apresentado o case “Essa Coca-Cola é Fanta“, da David para a Coca-Cola. “Pegaram algo da cultura popular e fizeram uma grande ação. Realmente funcionou. Devemos sempre estimular mais trabalhos assim”, avaliou Nogueira, ao descrever o trabalho da David e Coca-Cola, que criaram uma edição  limitada de latas do refrigerante, com a famosa expressão associada a gays, para uma ação de combate à homofobia e em defesa da diversidade sexual. “Coca é Fanta, Coca é orgulho e Coca é respeito”, ressalta o case. 

Nogueira também destacou “TagWords“, da Africa para a Budweiser”, que conseguiu realizar através de mecanismos robóticos de busca e tagueamento, “a maior campanha de música de todos os tempos”, segundo informações do case. Para Nogueira, o trabalho da Africa reflete inteligência para se destacar internacionalmente com um orçamento baixo diante de concorrentes com produções multimilionárias.

O painel mostrou também as campanhas “My Line”, da MullenLowe, da Colômbia, para facilitar e democratizar acesso à internet; “DNA Discount“,  da Ogilvy & Mather Colômbia/México para Aeromexico; e o comercial “The Endless Ad”,  da  Wieden+Kennedy São Paulo para Old Spice.

Divulgação