D&AD apresenta o seu 52º Anuário

A designer brasileira Elaine Ramos está entre os profissionais responsáveis pelo projeto lançado em Londres

Capa do anuário do D&AD

O 52º Anuário D&AD acaba de sair, com todos os trabalhos profissionais e da categoria New Blood julgados em março deste ano.

A designer brasileira Elaine Ramos, que já realizou diversos projetos gráficos de livros na Cosac Naify, está entre os designers responsáveis pelo projeto. Ela ficou responsável pela seção “Crafts”.  Na capa, a obra dos artistas australianos Técha Noble e Emma Price, do The Kingpins, que realizam instalações, performances, esculturas e obras experimentais. Também participaram do projeto gráfico a japonesa Rhizomatiks, a vietnamita Rice Creative e a indiana Codesign. O Anuário é coproduzido pela Hogarth Worldwide.

O lançamento foi realizado durante o London Design Festival. Laura Jordan-Bambach, presidente do D&AD, disse na ocasião que pretendia criar um dos livros mais ambiciosos de todos os tempos, por isso contratou cinco designers diferentes, todos considerados “emergentes” e relativamente novos no cenário do design mundial.

A dupla do The Kingpins explica a escolha da capa: “Queríamos que o livro tivesse uma cara de livro de feitiços, e fizesse referência à mágica e alquimia dos projetos que ele contém. Também queríamos tratar o livro como um objeto, usando e criando imagens que divertem”.

Elaine contribuiu com um trabalho experimental, com a parceira Maria Carolina Sampaio, em páginas impressas em azul que refletem diversos objetos como réguas, letras, slides e filmes.

A Codesign assina a seção Design, enquanto Seiichi Saito, da Rhizomatiks, assina Advertising & White Pencil e a Rice Creative o início e as últimas seções do livro. “Nosso trabalho foi inspirado em Saigon e sua identidade. É uma tentativa de encontrar ordem e beleza em sua história de caos e bruma, encontrar algo novo”, descreve Saito.

Foram impressas ao todo 3 mil cópias do Anuário, que está disponível – juntamente com um DVD – para compra na loja virtual do D&AD.

*O propmark não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.

Receba nossa newsletter

editora referência

O PROPMARK é uma publicação da Editora Referência.
Conheça também nossas outras marcas, prêmios e eventos.

Prêmios e Eventos

Publicações